Autodidatismo

Amanda Neves
Tendências Digitais
4 min readMay 16, 2018

Por muitas vezes, a vontade de aprender é maior do que a possibilidade de ter uma pessoa capacitada e com tempo disponível para nos ensinar. Com isso, cabe ao aluno se lançar à própria sorte e buscar o conhecimento. É o chamado autodidatismo. Pode-se considerar autodidata a pessoa que adquire certos conhecimentos sem a ajuda de terceiros e de seguir uma educação regrada.

O autodidata é por sua vez um discípulo e professor, sendo o próprio a conseguir a informação necessária para sua aprendizagem, seja através da pesquisa de livros técnicos, navegando na internet, observando outras pessoas, assistindo palestras ou utilizando qualquer outro método que lhe seja conveniente.

Essa forma de aprendizado é muito utilizada para adquirir conhecimento, e esse habito não é recente.

Albert Einstein é um dos autodidatas mais famosos da história. O cientista foi o “pai” da Teoria da Relatividade, uma das contribuições científicas mais importantes do século XX. Muitas vezes, as pessoas pensam que o autodidatismo é uma habilidade exclusiva dos gênios como o Einstein. A verdade, entretanto, é que todas as pessoas têm capacidade de aprender algo sem a ajuda de um mentor.

O autodidatismo supre a falta de acesso à educação. Muitas pessoas não tem como pagar por um ensino formal presencial com professores e acompanhamento. Ai que o autodidatismo surge nas pessoas, e com o acesso a internet e a bibliotecas publicas esse habito acaba sendo mais propicio a acontecer, e também mais fácil para seus praticantes.

Na matéria Aprendizado de conteúdo online ele comenta como mídias sociais e a tecnologia, tanto de sites da internet como aplicativos mobile influenciam e dão acesso a um conhecimento que ate um tempo poderia ser restrito, “O YouTube é um grande exemplo, como apresentado por Carol Lima, para aprendizado de softwares. E o mais incrível é que este em sua grande maioria, é totalmente gratuito. Outras áreas específicas dentro do YouTube são abordadas. Um fenômeno comum entre blogs femininos, são os DIY’s, ou Do It Yourself, onde sugerem ao espectador a criação de produtos partindo do princípio artesanal.”

Fora o próprio Youtube há outros sites que disponibilizam conteúdos de aprendizado de graça como Pinterest, Udemy, Vimeo, Future Learn, Open2Study, Facebook, etc.

A pessoas que deseja se tornar autodidata deve desenvolver quatro habilidades essenciais: perseverança, proatividade, organização e controle de resultados. Além disso, gostar daquilo que pretende aprender é indispensável.

Geralmente esforço é o que não falta nas pessoas autodidatas, mas o autodidatismo é melhor que ter um professor ?

Desvantagens de ser um autodidata

Ser um autodidata não é simples e nem todo mundo é capacitado para isso. Apesar desta forma de aprendizagem ter várias vantagens (flexibilidade, poder trabalhar com os recursos que quer, dedicação, etc.), a verdade é que apresenta duas grandes desvantagens que não são fáceis de superar.

Em primeiro lugar, o fato de não seguir uma educação regrada e formal, assim os conhecimentos adquiridos não são registrados em forma de um diploma ou de um certificado oficial, dos quais são essenciais para algumas profissões.

Por outro lado, nem todas as matérias são acessíveis para ser estudadas de forma autodidata. As áreas técnicas, como a neurologia, necessitam de alguém para orientar os passos do estudante de forma correta, uma vez que a figura de um professor é imprescindível.

Vantagens de ser um autodidata

O autodidata não conhece limites e pode dominar um ou mais tópicos de seu interesse. O horário flexível permite a melhor distribuição do tempo neste tipo de aprendizagem, permite que a pessoa programe os horários que são melhores para ela, e ela pode escolher estudar o que ela acredita que precisa.

É possível estudar quando e onde quiser, sem precisar se preocupar com memorizações para provas específicas, você não sera avaliado, pois seu avaliador é você mesmo, você terá a responsabilidade de aprender.

É possível aprender muito com recursos limitados. Uma boa conexão com a internet é o suficiente para começar. Atualmente há muitos tutoriais na internet como citado na matéria Youtube como uma escola livre sobre tudo que fala sobre a democratização do conhecimento através de mídias sociais, “Pessoas dispostas a consumir e, principalmente, a fornecer aulas, dicas, truques, a transmitir o que puder e conseguir. Alguns tentam aspirar a professores, outros só dão dicas, outros montam vídeo-aulas incríveis, toda experiência é válida e bem vinda.”

O autodidatismo é algo incrível, porem, as pessoas aprendem mais rápido quando estão em conjunto e possuem um professor para ajudar. Uma solução para pessoas que não tem como pagar por aulas geralmente elas participam de grupos de estudos ou grupos do Facebook de pessoas que podem já obter o conhecimento para ajudá-lo, pedem feedback e vão se otimizando a partir disso.

--

--