O auxílio da Inteligência Artificial

Douglas Bordin
Tendências Digitais
2 min readJun 17, 2016

O filme A.I.- Inteligência Artificial de 2001 com direção de Steven Spielberg trata principalmente a temática da “busca pela perfeição” onde o Android David procura pela mesma fada que transformou o boneco Pinóquio em menino para que ela faça o mesmo com ele e assim ele seja amado por sua mãe e possa voltar para casa.

A.I. — Inteligência Artificial

No meio desse contexto podemos ver a situação em que o planeta se encontra naquele futuro próximo. Os recursos são escassos e a natalidade tem um rígido controle. Os robôs entram como um meio de “salvar” os humanos garantindo o equilíbrio econômico do planeta e devido ao controle de natalidade e a alta tecnologia já são desenvolvidos androides com a capacidade de aprender a ter sentimentos humanos.

Hoje, quinze anos depois do lançamento do filme, podemos ver algo parecido com essa “ajuda dos robôs”.

Aplicativo Daily Yoga

A partir de nosso smartphone e aplicativos, podemos ter um auxílio para controlar nossa saúde com alimentação e exercícios físicos, um auxílio para nos organizar com datas e compromissos etc. E na medicina, já temos robôs que auxiliam de várias formas os médicos em exames e cirurgias.

O robô Da Vinci permite uma visão ampliada em 15 vezes e imagens em três dimensões do local da cirurgia

O Robô NAO ajuda as crianças com autismo a desenvolver habilidades sociais. Algo que os humanos não conseguem tão bem porque de certo modo a interação humana é muito opressiva para crianças com autismo.

Robô NAO interagindo com uma criança

Seguindo o que temos, os rumores e projeções não irá demorar muito para a atuação dos robôs chegar mais perto do apareceu no filme, espero apenas que não aconteça sob as mesma condições.

--

--