O fim dos empregos

Paulo Ximenes
Tendências Digitais
1 min readOct 5, 2016

A automatização de trabalhos humanos é algo que vem sendo discutido há algum tempo, porém, somente agora ele vem sendo sentido com mais força.

Estudos mostram que quase metade dos empregos nos Estados Unidos correm o risco de ser automatizado nos próximos 20 anos. Infográficos digitais interativos mostram as chances do seu emprego em ser automatizado em um futuro próximo.

Um influenciador dessa área é meu irmão, Christopher Ximenes de Melo, da Medlux Medical Engineering, que aplica serviços de automatização em farmácias hospitalares, um setor que vem sendo amplamente automatizado. O hospital corta custos e ganha eficiência com os remédios sendo enviados automaticamente para cada paciente.

Também existe a discussão sobre o que será de todos os trabalhadores que perderão os empregos e fonte de renda ao redor do globo. Existem teorias de um novo estilo de economia com um "salário básico" para todos os habitantes, para poderem continuarem consumindo os produtos que a automação agora constrói em seus lugares e continuar a alimentar a economia.

Esta tendência é mais próxima do que parece, pois vários hospitais já estão adotando essa tecnologia, o que resulta em várias pessoas perdendo os empregos. Se isso é bom ou ruim, teremos de esperar para ver.

--

--