O jornalismo nas redes sociais

Nicolle Santi
Tendências Digitais
2 min readJun 16, 2016

Como escrito anteriormente, o jornalismo é uma profissão que vem se difundindo desde os primórdios. Inicialmente as notícias eram publicadas em jornais e revistas, e posteriormente acabou migrando para meios tecnológicos como o rádio, a televisão e principalmente, a internet. As informações presentes na internet são postadas tanto em sites como em portais de notícias. Porém, com o avanço da mídia, o jornalismo acabou se tornando presente também nas redes sociais.

Como é apresentado no texto da Marta Heupa, estamos sempre conectados e essa modernidade acabou gerando modificação nas nossas atitudes e costumes. Isso porque estamos sempre em busca de informações que nos sejam trazidas de forma eficaz e breve. Eficaz pelo fato de querermos garantia de competência, e breve pois cada vez mais temos menos prazo e tempo para absorver notícias.

Por isso, as informações passaram a se adaptar no dia a dia das pessoas e as redes sociais passaram a exercer a característica de apresentar informações de forma sucinta e ágil.

O Instagram por exemplo, como explicado anteriormente, é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, que acabou se adaptando a essa necessidade. No Instagram do G1, por exemplo, notamos que as notícias possuem a descrição presente de forma sucinta juntamente com uma foto correspondente.

Já no Instagram do PopLine, que é um site de notícias do mundo pop, as manchetes já estão presentes nas próprias fotos, de forma a facilitar o trabalho do leitor.

Outro exemplo, seria o Youtube, que é um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos. Como mostrado no texto do Guilherme Mueller, o Youtube, se tornou uma rede em que as notícias também são exibidas de forma concisa, também com a finalidade de suprir essa necessidade. No texto, um dos canais citados é o DramaAlert, que é um canal de notícias sobre interações sociais do entretenimento online.

Analisando os vídeos postados por esse canal, podemos notar que eles possuem uma duração média de 3 a 6 minutos. Isso é considerado um tempo ligeiramente curto, comparado com outros vídeos presentes na rede que chegam de 20 a 40 minutos, por exemplo. Isso acaba reforçando a ideia de a notícia ser reproduzida com eficácia e brevidade.

--

--