Neon continua em voga

Patricia Sznaider
Tendências Digitais
2 min readJun 17, 2016

O uso de cores aplicadas ao neon não é novidade na hora de representar qualquer coisa relacionada com “o futuro” e tecnologias futurísticas. Tal padrão visual já vem de anos, tendo bastante destaque na época do lançamento do popular longa de ficção científica futurista Matrix, e parece continuar tendo bastante força.

Exemplo de lançamento de carro “futurista”.

Sendo visível em diversos filmes, propagandas e vídeos especulativos sobre o tema, o neon (e mais especificamente o azul) é comumente colocado em um projeto quando este precisa representar inovação, tecnologia, futuro e modernidade, já fazendo parte do imaginário popular quando se trata do assunto.

Já passamos por algumas crenças de como seria o futuro visualmente, como quando parecia que tudo seria prateado: roupas, calçados, carros, casas, móveis, e até cabelos. Depois disso a aposta era na transparência e objetos “invisíveis”, até o neon despontar como sinônimo de inovação e permanecer em seu posto até os dias atuais.

A verdade é que, afinal, já estamos no futuro que era projetado a anos atrás, e, realmente, os avanços tecnológicos que facilitam e revolucionam o cotidiano humano acontecem aos montes, porém vemos que a aplicação do neon ainda não atingiu patamares tão absolutos. Atualmente tal recurso ainda é muito pontual e discreto, geralmente utilizado em pequenos botões ou luzes de apoio que servem para informar ao usuário se o produto está ligado/ativo ou desligado/inativo.

Mas, quem sabe vejamos isso daqui há algum tempo, nesse tal de futuro.

--

--