O novo heroismo

Anna Paula Perci
Tendências Digitais
3 min readSep 26, 2018

Por muitos anos nos deparamos com filmes de super heróis que tentam salvar o mundo a qualquer custo. Os super heróis sempre foram padronizados como um modelo ideal a ser seguido: Justo, heroico, e bom. Um exemplo clássico para se definir um super herói é o Superman. Quadrinhos e até mesmo seriados foram criados para contar a história desses super heróis, que, muitas vezes, são consideradas histórias clichês onde o herói sempre salva o dia (e a mocinha). Mas nem sempre a antiga fórmula funcionará para sempre.

Nos dias atuais o universo geek tem se expandido de uma forma exponencial, onde filmes e seriados da cultura nerd tem muita relevância no cenário mundial. Novos seriados de super heróis têm sido feitos constantemente, mas agora não da maneira da antiga fórmula de heroísmo como sempre tem sido feito, e sim explorando personagens de quadrinhos que se diferem do padrão comum.

Você consideraria um cego como um herói? Ou um monge que tem temperamento explosivo? Que tal uma mulher que usa a sexualidade como arma? Todos estes exemplos foram tirados de seriados de super heróis que exploram protagonistas não padronizados, e muitas vezes, que não são milionários ou extraterrestres.

O seriado do Demolidor conta a história do surgimento de um herói que perde sua visão devido a um acidente, e ganha sentidos extra-sensoriais que o torna super. Mesmo sem sua visão, o Demolidor luta contra a injustiça através de sua super audição, e além disso, luta contra a injustiça que existe na realidade, pois ele é advogado.

Punho de ferro é um seriado que conta sobre um menino que sobreviveu a um acidente de avião, foi resgatado por monges e aprendeu artes marciais e também, a invocar o punho de ferro, um poder lendário de seu monastério. O que é curioso deste seriado de super herói é o fato de que o protagonista possui um temperamento explosivo, sem falar que ele desconhece a atualidade, por ter morado anos isolado da tecnologia. Retornando a sua cidade natal, o herói tenta se situar na nova realidade, e também, reconquistar a empresa de seus finados pais; além disso ele precisa descobrir onde seu inimigo mortal se esconde, pois é de responsabilidade do portador do punho de ferro derrotar o “Tentáculo”

Explorar personagens diferentes dos quadrinhos de heróis e criar seriados inspirador neles tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia, assim como live-actions de desenho animado/ animes. A empresa Netflix está cada vez mais se destacando na área cinematográfica de seriados, trazendo novos horizontes que atinge principalmente a cultura geek, e claro, outros públicos também.

--

--