#Hashtags

Igor Chiesorin
Tendências Digitais
4 min readSep 29, 2018

Antes de mais nada deixo claro que não estou defendendo bandeiras nesse post, cada um é livre para pensar e discernir sobre aquilo que crê, ainda mais que irie tratar de questões políticas, mas partindo de uma visão a respeito do comportamento do público em relação ao tema abordado.

Primeiro precisamos se perguntar de onde surgiu a famosa Hashtag. Todos imaginam o Twitter como primeira opção para o surgimento dessa ferramenta, mas não, essa ferramenta surgiu nas redes IRC (internet Replay Chat), é nada mais que uma plataforma que permite com que pessoas tenham conversas públicas ou privadas, e para facilitar o diálogo as Hashtag eram utilizadas para organizar e agrupar assuntos de mesmo cunho, com o objetivo de alcançar mais pessoas e de propagar ainda mais informações a respeito do tema introduzido na hastag.

Bom, entendemos um pouquinho do seu surgimento, apesar de passar para outras plataformas a sua função continua a mesma, mas o que será abordado aqui é o seu poder de influência sobre os usuários, sim chegamos no episódio Odiados pela Nação da série Black Mirror, uma série da Netflix que traz pautas comportamentais e sociais em seus episódios. E nesse episódio em especifico tratamos do uso das hashtag’s nas redes sociais e da sua influência por parte do público.

Odiados pela nação

Preciso dar um breve resumo do episódio para que meu caro leito esteja inteirado no assunto. O episódio fala de um assassino misterioso que tem atuado em seus crimes logo após pessoas sofrerem ataques nas redes sociais, um grupo de detetives tentam solucionar o caso após relacionar as mortes com as Hashtag’s utilizadas por haters nos perfis das supostas vítimas.

Bom, o episódio foi aclamado pela crítica, pois envolve questões comportamentais em relação aos usuários de redes sociais. Hoje não estamos longe dessa realidade, ainda mais se tratando de eleições no brasil, onde diversos grupos de diversos lados que atacam e se promovem através das Hashtag, como havia dito, a sua funcionalidade é poderosa e precisa, pois ele pode se espelhar em questões de minutos, abrangendo um grande grupo de pessoas e de plataformas diferentes, então podemos imaginar o seu poder de influenciar até mesmo opiniões, com vemos no caso da cantora Anitta que cedeu para a Campanha por pressão popular. Segue o vídeo da cantora a favor da Hashtag.

#Elenão

Sem dúvida nenhuma, me arisco a dizer que é uma das hashtag mais famosas de 2018 no brasil, pois faz referência ao posicionamento de um grupo nas redes sociais contra o candidato a presidência Jair Bolsonaro, e que vem se espalhando com uma força inabalável, mas o ponto que queremos chegar é o seu nível de influência, pois a Hashtag conseguiu reunir um número elevados de pessoas com o mesmo propósito, e esse movimento tem alcançado até mesmo pessoas que não compactuava dos mesmos ideais, tanto de forma positiva como negativa.

Quando usada de forma pacifica com o objetivo de conscientização as Hashtag são mais do que bem vindas, mas quando usadas para propagar informações não verídicas como as famosas fake News, podem tomar proporção maiores, fugindo até mesmo da redes sociais e passando para a vida real, como foi o caso que ocorreu a poucas semanas no caso do atentado aonde o Candidato a presidência Jair Bolsonaro que sofreu um golpe de faca por um pessoa que tinha ideias divergentes do candidato, e tudo se originou de notícias circuladas pelas redes sociais. O autor da facada era integrante de um grupo opositor que veem a imagem de Jair Bolsonaro como uma figura negativa (Não estou fazendo relações do atentando com certos grupos políticos, pois esse episódio foi um ato isolado), e essa circularização de informações por diversos grupos opositores fizeram com que a figura do candidato se torna-se uma ameaça.

Hoje é perigoso abraçar notícias nas redes sociais sem antes verificar a veracidade das mesmas, houve esse lamentável episódio que quase acabou em tragédia, por conta da influência e da má utilização das Hashtag. Outro episódio famoso internacionalmente foi da #BaleiaAzul, que se originou na Rússia, que tinha como objetivo atrair jovens especificamente com quadro de depressão para cometerem suicídio, e seu poder foi tão grande que circulou por toda a internet e manifestando diversos caso relacionados a hashtag.

--

--