Pontos de vista

Lucas Santana
Tendências Digitais
3 min readNov 24, 2018

As opiniões e ponto de vista de cada indivíduo é formada de acordo com suas convicções e sua formação intelectual, essa visão define as escolhas em diversas áreas, entre elas estão as escolhas políticas, sociais e moral, definindo assim a opinião de cada pessoa na sociedade a qual pertence.

Recentemente passamos por um momento em nossa sociedade, de opiniões que divergiram ferozmente uma contra a outra, a eleição presidencial no Brasil gerou um verdadeiro campo de guerra nas redes sociais, gerando conflitos até mesmo entre amigos e familiares, até mesmo movimentos como o #EleNão citados no artigo de Debora V, foi criado para repudiar as atitudes de um dos candidatos.

As redes sociais dão voz para que o ponto de vista de cada pessoa seja ouvido, coisa que antes das redes não era possível, já que apenas opinião de pessoas que ocupavam as grandes mídias eram ouvidas, através de jornais e televisão. A forma que a o cidadão comum expressava suas opiniões era em bares, trabalho, ônibus, e vários outros meios de convivência, estes lugares não tinham o mesmo alcance e mesma propagação que temos hoje com as redes sociais.

Hoje qualquer um pode usar sua timaline para expressar o que quer que seja, com a possibilidade de ser vista por milhares de pessoas, e os mesmos conteúdos podem ser replicados por outros usuários criando uma rede infinita de alcance. É claro que ao mesmo tempo que a opinião é expressada, ela fica exposta aos diversos pontos de vista que defendam a mesma causa ou que vão contra a opinião. Segundo artigo Super Exposição, Pedro, afirma o quanto compartilhamos e nos expomos nossas ideias nas redes sociais.

O debate não é proibido, pois vivemos em uma sociedade democrática, porem elas precisam ser saudáveis, não ferindo a moral do próximo, não ofendendo um ao outro, e não sendo preconceituosa. Porém não é o que vemos, na defesa do ponto de vista de cada usuário, causando resultados extremos de violência, preconceito, discriminação entre tantas outras formas de desrespeito.

Muitas vezes os limites são ultrapassados, quando a violência física e usada como forma de impor suas opiniões. O desrespeito pelas diferenças não aceitando uma opinião que seja diferente da sua. Um triste exemplo foi a morte do mestre de capoeira Moa do Katendê, de 63 anos, assassinado com 12 facadas após uma discussão política. Algo que poderia ser um debate saudável, onde cada um defende seu ponto de vista e chegam a uma conclusão, de que pensamos diferentes, mas que sabemos respeitar o outro. O que ocorreu foi uma grande tragédia onde não ouve esse entendimento.

Segundo a revista veja (2017) o Brasil tem uma denúncia de intolerância religiosa a cada 15 hora. Um grupo jihadista da Nigéria Boko Haram é responsável por diversas mortes e por pregar a miséria e caos no pais utilizando da fé e da religião islâmica como base para seu comportamento violento. A revista Exame (2015) mostra que os motivos que causam guerra pelo mundo são, religioso, a oposição ao governo ou oposição ao sistema econômico, ideológico, político ou social.

O grande causador desse estado caótico é o comportamento de não respeitar o ponto de vista e as escolhas do próximo, tentar impor uma ideia como o único caminho correto a ser seguido. É preciso olhar para o próximo com compaixão, não o jugando por sua posição política, religiosa ou opção sexual, nada é justificativa para que um ser humano seja colocado como um ser inferior perante outro.

--

--