Retrô em Jogos

Débora V
Tendências Digitais
2 min readNov 24, 2018

O desenvolvimento de jogos em estilo retrô vêm sendo cada vez mais explorado, devido à facilidade de produção, à grande demonstração de interesse por parte do público e ao sentimento nostálgico que esses jogos têm capacidade de transmitir.

Fonte: Game Tyrant

A estilização retrô começou a ser evidenciada com a ascensão dos jogos indies, devido a maior facilidade de desenvolvimento (gráficos mais simples, programação mais simples, ferramentas pra desenvolvimento mais baratas e acessíveis), como exemplo Stardew Valley (2016) que foi feito por uma única pessoa, revive e aprimora Harvest Moon (1997, Super Nintendo) e utiliza esse estilo retrô.

Apesar desse estilo tentar simular jogos da época do início da indústria de games, as possibilidades hoje de aplicação de mecânicas em uma interface leve e de fácil reconhecimento são inúmeras. A simplicidade visual no estilo retrô é tanta que é capaz de atrair tanto o público jovem e infantil pela rápida representação, quanto o público adulto pela sensação de nostalgia e saudade da época de criança.

Fonte: PlayStation Store

Além de serem extremamente acessíveis e versáteis, a popularização desse estilo também se reflete no julgamento de críticos e curadores, já que desde 2006, três dos cinco dos jogos adicionados ao Museum of Modern Art de New York, apresentam estética retrô. Os três jogos então, Dwarf Fortress (2006), Passage (2008) e Canabalt (2009), indicam que a tendência é bem vista de acordo com o cenário artístico.

Fonte: Yacht Club Games

Apesar de comumente apresentarem interfaces simples, muitos jogos optam por essa estética para poderem desenvolver mecânicas mais complexas e inovadoras, já que compreensibilidade gráfica permite a exploração de outras áreas, como é o caso de VVVVVV (2010).

Devido à grande popularização e as facilidades de desenvolvimento e divulgação de jogos indie (arrecadação de dinheiro por crowdfundings ou divulgação por Steam Greenlight, por exemplo) o mercado está saturado de jogos retrôs, tendo um pouco menos de destaque nas grandes mídias, mas ainda oferecendo uma fan-base e estrutura para propagação desse estilo de jogo.

--

--