Os Apps ligando saúde e interação digital

Carol Lima
Tendências Digitais
2 min readJun 23, 2016

Nas pesquisas apresentadas sobre tendencias digitais, podemos ver que a área da medicina está acompanhando o avanço tecnológico ocorrente no mundo todo e, isso foi relatado através de diferentes meios e diferentes processos médicos. Sendo eles por utilização do smartphone, óculos de realidade aumentada, impressora 3D e drone, por prevenção e qualidade de vida, tratamentos de traumas, espairecimento de problemas, próteses e atendimento ágil.

O meio mais comum no entanto, e mais utilizado também, foi apresentado por Marta Heupa, que aborda a questão de utilizar aplicativos do tipo que controlam e auxiliam as atividades físicas e a alimentação saudável. O uso desse tipo de aplicativo no smartphone tem crescido principalmente entre aqueles que já praticam hábitos saudáveis e que também frequentam academia. Portanto esse acompanhamento tem ficado mais presente e mais próximo de cada um. Que é o que a Apple também está tentando implantar.

Por meio do Health, apresentado por Luís Tissot, o plano é tratar dos laudos e exames médicos, de uma forma que o paciente consiga entender, e fazer um acompanhamento mais detalhado, como uma especie de histórico. Além de mostrar dados a nível de informação.

O que vemos portanto, é que o celular é uma forma acessível e rápida de receber a informação e transmiti-la a quem interessa. E isso na verdade, não é novidade alguma. A questão aqui, é a utilização para o bem que esses tipos de aplicativos trazem. De forma a conscientizar e incentivar os bons hábitos com a saúde, garantindo portanto a qualidade de vida de cada um. É mais uma vez, a tecnologia digital intervindo de maneira positiva no dia a dia do usuário.

--

--