Padrão de interação no ícone expansão de menus em aplicativos

Rogerio Freitas Filho
Tendências Digitais
2 min readJun 20, 2016

É sempre muito difícil descobrir no meio digital, quem criou/começou a usar determinada ação de certa forma, quem foi que decidiu que tal coisa vai funcionar de tal maneira, quem disse que tal símbolo carrega consigo tal significado.

Nós como usuários, na maioria das vezes, só observamos, e aprendemos a utilizar e entendemos que aquilo funciona de tal forma. E se certa ação funcionar, seja ícone imagem, sons, o que quer que seja, vai acabar sendo reutilizado em aplicações semelhantes sem sombras de dúvidas, até por questões de análises de similares de casos que deram certo utilizando tal ação vão acabar reutilizando das mesma maneira.

Muito abstrato minha abordagem não? Vou tomar aqui de exemplo, um padrão que encontrei em dois aplicativos de mobile que foram relatados em artigos diferentes aqui na revista de Tendências Digitais, mas que existem em praticamente todos os aplicativos e principalmente em sites responsivos ou nativos para mobile. Os artigos são do Angel de Souza sobre “Nova Geração de Serviços Financeiro” e outro da Marta Heupa sobre “Aplicativos e saúde” (links no final desse artigo).

Nesses dois aplicativos, é possível ver que eles utilizam um ícone de interação que quando clicado expande o menu completo do aplicativo. Esse ícone surgiu com o intuito de poupar espaço e deixar a aparência dos layouts dos sites e aplicativos mais clean assim não fica aparecendo na tela a todo momento informações que não serão utilizadas. Essa aplicação se encontra em muitos apps e virou um padrão de linguagem quando se trata em se esconder um menue poupar espaço.

Links para os artigos citados no começo desse texto:

--

--