Paredes Interativas

Eduardo Jaeger
Tendências Digitais
3 min readSep 7, 2017

Quem disse que uma parede é para limitar áreas?! Com o bom uso da tecnologia, uma parede pode ser apenas uma base para deixar o cômodo único e atraente.

Como mostrado na série Black Mirror, quartos onde são minúsculos podem parecer maiores, e menos entediantes com paredes interativas.

Podendo tomar o lugar da TV, despertador, PC, janela e etc.

Também presente em filmes, como no Cloud Atlas, é possível ver como um cômodo simples, frio e sem graça, pode virar algo atraente e confortável, somente acrescentando cor e luz no ambiente.

Mas isso vai além das série e filmes, ela é uma realidade no nosso mundo, não só em séries futurísticas. O conceito é o mesmo: é usar um plano para criar uma ilusão com vários monitores ou projeções, e isso pode ser aplicado a diversos lugares, não só em paredes como também em pisos, como caso da pegadinha promocional da LG, onde criou uma ilusão que o chão estava caindo, deixando as pessoas com medo.

Também usado em janelas, para criar ilusões de algo acontecendo atrás, como um meteoro caindo na cidade e etc…

A tecnologia também pode mostrar o que há além da “parede” como em casos onde é necessário ter uma barreira, e ser interessante ver além dela. Um caso perfeito é o avião, onde é necessário ter uma contenção, protegendo os passageiros, podendo ver apenas pelas minusculas janelas do avião, mas se pudessemos ver o que existe lá fora, quase que por inteiro?! Assim como ônibus de turismo, onde existem diversas janelas, um avião poderia ser assim, porém usando monitores para recriar o que há lá fora.

Essa ainda é um projeto que esta no papel, mas que pode vim em breve, atendendo frotas aéreas que passam por lugares bonitos e exóticos, não sendo apenas uma viagem, e sim uma aventura.

Outra forma de interação é a projeção, já existente há muito tempo. Consiste em projetar numa superfície aspectos que interagem com algum tipo de ação. Existe a coleção do Itau, da Arte Cibernética, cujo participei quando estava no MON, e foi uma experiencia única. Transformar uma superfície em algo maleável, palpável e interativo é algo inovador, e tem muito a ser explorado ainda.

A ideia de usar uma superfície, seja parede, chão, teto ou etc, é algo incrível pois de certa forma deixamos de lado a 4º dimensão (espaço) e podemos ligar tudo que esta a nossa volta, basta ter criatividade e projetar isso.

--

--