Política no Twitter

vitor schlusaz
Tendências Digitais
3 min readMar 20, 2018

Uma tendência que tenho observado muito ultimamente é a política sendo discutida no Twitter. A geração da internet pouco assiste televisão, e não lê o antigo jornal de papel. Com a facilidade de acesso a web as pessoas começaram a utilizar cada vez mais as redes sociais como meio de conseguir informação. Descobri tal tendência escutando recomendações de podcasts no qual eu escuto, muitos dos profissionais que trabalham na área retiram a informação inicial sobre o ocorrido político via Twitter, depois se aprofundam no assunto em outros sites.

É inegável que os smarthphones dominaram o mercado e estão no bolso de quase todo cidadão, os celulares e a internet mudaram o comportamento das pessoas, elas querem que o acesso a informação seja fácil. O Twitter é perfeito para isso, com seus posts curtos e de acesso rápido.

É possível seguir repórteres e páginas que são especializados no assunto da política para conseguir notícias em primeira mão, um exemplo é a página @TheInterceptBr, que fornece diariamente atualizações sobre a situação política que o Brasil se encontra.

Um grande exemplo do uso do Twitter na política foi durante a primavera árabe, com a imprensa sendo oprimida, a solução que o povo árabe encontrou para contar ao mundo o quê estava acontecendo em seu pais foram os tweets. Os posts não só tinham intuído de contar ao mundo os ocorridos, mas também de marcar protestos na região, gerando assim pressão no estado.

Outro exemplo do impacto do Twitter no mundo árabe foram nas eleições iranianas, o povo protestou na rede contra a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad, expondo suas fraudes e organizando protestos contra o ex presidente.

No Brasil temos também um grande impacto do twitter em questões políticas, o ex governador do Paraná Roberto Requião se manisfestou em um tweet perguntando a opinião pública sobre a condenação de Lula.

Estatísticas como essa, dão mais conforto aos envolvidos que desejam condenar o ex presidente, pois como visto nesse tweet a opinião pública se dá a favor da condenação.

As pessoas utilizam hashtags como forma de direcionar suas mensagens no twitter, no ano atual a hashtag “#LulaPreso” ainda está sendo muito utilizada pelos apoiadores da prisão do ex presidente.

Lula não se da por vencido e ainda luta no seu próprio perfil, sua caravana foi atacada a tiros no dia 27 de março de 2018, e ele usou isso ao seu favor para a campanha. Ele deixou claro em seu twitter que vai concorrer a presidência.

No ano de 2017 a segunda hashtag mais utilizada no Brasil foi a “#LavaJato”, uma importante operação contra a corrupção da política brasileira. Das 10 hashtags mais retuitadas mundialmente 4 são sobre políticos, então fica clara a importância no twitter como ferramenta de comunicação política.

Projetos semelhantes ao do Intercept Brasil podem ser criados por um grupo que tenha interesse no assunto político. Você leitor também pode participar dessa comunidade, seguindo políticos, repórteres e páginas especializadas no assunto.

--

--