Portas Automáticas

Vítor Cit
Tendências Digitais
1 min readApr 24, 2018

Muitas das ideias de ficção científica que décadas atrás eram absurdas e distantes hoje são tão comuns que nem prestamos atenção nelas. Chamadas de vídeo e smartfones são exemplos frequantemente citados.

Algo que é tão cotidiano que nem nos passa pela cabeça que um dia já foi coisa de ficcção científica são portas de correr com sensor de presença.

Em séries como Star Trek, quando personagens pretendem passar por uma porta, ela se abre imediatamente e sem nenhuma interação por parte do mesmo personagem. Hoje podemos experimentar isso em qualquer super mercado ou shopping center, e difcilmente sequer notamos a presença das portas, graças à tecnologia de sensores de presença.

Elevadores no início do século 20 tinham portas de correr que demandavam que o passageiro as abrisse e fechasse manualmente. Foi apenas nos anos 50 que foi inventada a primeira porta de correr elétrica por Dee Horton e Lew Hewitt, e apenas em 1960 foi lançado o primeiro modelo comercial, mas mesmo assim, as portas ainda precisavam ser acionadas através de botões.

Foi só nos anos 70, anos depois do lançamento da série original de Star Trek que se tornaram populares e comercialmente viáveis as portas de correr automáticas com sensores de presença.

--

--