Robôs e exoesqueletos em Prometheus

Emerson Rissatto
Tendências Digitais
4 min readMay 20, 2016

Prometheus é um filme de ficção científica e suspense de 2014, derivado dos filmes da saga “Alien”, que no ano de 2089 exploradores/pesquisadores encontram pinturas idênticas em várias cavernas pelo mundo, baseado nisso, desenvolvem uma teoria de quem seriam os criadores da vida humana e onde eles poderiam estar. Eles conseguem convencer uma milionário bancar a expedição para o planeta, a bordo da nave Prometheus que dá nome ao filme.

O filme conta com várias tecnologias, ainda por se tratar que chegaram ao planeta em 2093, mas duas tecnologias são bem importantes para nosso futuro não tão distante, que se torna uma tendência muito forte, o Exoesqueleto e Robôs(Andróides/Sintéticos).

David

Começando pelo Robô David, ele é uma Inteligência Artificial muito parecida com um humano, mas sem as necessidades de um ser vivo, com o tempo aprende várias línguas e estuda a humanidade. Ele é programado para encontrar espécies com vida no planeta, ao dado momento se volta para seu criador querendo sua morte, começa a criar laços emocionais e planos de vida, claro por saber mais que os humanos sobre as formas de vida do planeta e como elas funcionam.

David interpretado pelo ator Michael Fassbender

Voltamos a nosso tempo e vemos as tentativas de construir um robô idêntico ao ser humano, uma inteligência artificial com emoções, sabedoria e expressões faciais.

Robô Geminoid F

É o caso de Geminoid F, criada na Universidade de Osaka, no Japão, ela tem mais de 65 expressões faciais, canta e fala naturalmente, claro que ainda é um nível muito a baixo do Robô David.

Ou este outro caso Phillip, onde fizeram uma reprodução de um fotógrafo falecido, em uma inteligência artificial, para fazê-lo pensar igual. Controlado por um notebook, ele responde até as perguntas mais difíceis, e soltou uma frase durante uma das sessões “Nossa, cara. Você é meu amigo e eu vou me lembrar dos meus amigos. Serei bom com você. Não se preocupe: mesmo se eu evoluir para o Exterminador, ainda serei bom. Vou deixá-lo bem aquecido e confortável no meu zoológico de pessoas”.

Andróide Phillip

Claro que está distante do personagem David que Michael Fassbender interpreta, mas mesmo assim é assustador ver que estamos chegando tão rápido a essa possibilidade te termos robôs idênticos ao seres humanos, sintéticos com sentimentos e emoções, que agem como nós e pensa como nós.

Outra tecnologia do filme muito curiosa é a utilização do exoesqueleto por Peter Weyland (Milionário, dono da expedição Prometheus). Peter vai escondido na nave, para que no Planeta possa encontrar alguma forma de vida, ordena que David a procure, para que ele tenha uma conversa com seu criador e que ele pudesse lhe dar mais vida ou que pelo menos responde-se algumas perguntas sobre sua criação para que ele não morra em vão.

Está tecnologia hoje em dia é mais pensada para uso militar, várias criações de exoesqueletos para uso militar estão sendo criados.

“DARPA desenvolve novo tipo de exoesqueleto militar”

O exemplo é o Warrior Web, que é um tipo de exoesqueleto, parecido com o que Weyland utiliza no filme, diferente de ser uma armadura, ele é utilizado para aumentar as capacidades atléticas e diminuir os danos á musculatura dos soldados em combate.

Mas também está sendo utilizado para reabilitação de pacientes com paralisia, ajudando na parte da locomoção, e também melhora de suas capacidades.

Referências:

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI301998-17770,00-GEMINOID+F+E+O+ROBO+MAIS+PARECIDO+COM+UM+HUMANO.html

http://www.tecmundo.com.br/robotica/85785-medo-robo-diz-deixar-confortaveis-zoologicos-humanos.htm

http://www.tecmundo.com.br/tecnologia-militar/40215-darpa-desenvolve-novo-tipo-de-exoesqueleto-militar.htm

http://www.tecmundo.com.br/exoesqueleto/85910-exoesqueleto-nao-invasivo-devolve-movimento-pessoas-paralisadas-video.htm

--

--