Propaganda enga.nossa

Fellipe Correa
Tendências Digitais
2 min readSep 5, 2018

O termo Propaganda deriva do latim propagare, ou seja, “difundir”, e é um modo específico sistemático de persuadir visando influenciar com fins ideológicos, políticos as emoções, atitudes, opiniões ou ações de determinado público.

Exemplo de propaganda anti-nazistas durante a segunda guerra mundial.

Podemos ver a importância da propaganda em diversos momentos históricos, como na Alemanha nazista que o principal motivo de agregação em massa foi o poder de Hittler propagar seu regime através da propaganda, em forma de panfletos e cartazes, de seus ideais. De forma coloquial, podemos dizer que a propaganda age como uma isca para nos convencer da valia de algo.

Porém a propaganda ganha outro viés com o aumento do consumismo, desse modo nota-se a propaganda ganhando grande poder em forma de publicidade, devido a necessidade cada vez maior de instigar o consumidor ao ato da compra.

Com diversos tipos e variedades de produtos, as propagandas começaram a mostrar características e vantagens que um determinado produto não tem, caracterizando então a famosa PROPAGANDA ENGANOSA.

A forma que somos impactados, por esse sistema de persuasão, ganha novos meios com a internet invadindo o cotidiano dos usuários, levando com que muitas propagandas enganosas invadam redes sociais, aplicativos e todos os meios digitais possíveis, inclusive com uma nova forma de enganar e atrair os olhares.

A saturação de conteúdo em blogs e redes sociais é notável, o fluxo de postagens é intenso e uma das redes mais cresce em número de postagens é o Instagram, com 800 milhões de usuários ativos por mês são mais de 95 milhões de fotos compartilhadas diariamente (OPAROMA, 2018). Para se destacar nesse meio é necessário um conteúdo de relevância com alto valor apelativo, e uma das tendências encontradas para que determinadas postagens de vídeo sejam visualizadas é usar o artifício da propaganda enganosa.

Tal tendência foi identificada quando avistei, na aba descobrir, uma miniatura de determinado vídeo muito chamativa, logo o assisti inteiro para chegar na parte em que mostrava na miniatura, para a minha surpresa, no vídeo não tinha a parte exposta na miniatura. Isso repetiu-se até perceber que alguns perfis estavam usando isso como meio de fazer com que os usuário assistam o vídeo até o final.

Tal ação tem trazido ao cotidiano virtual das pessoas mais curiosidade e frustração, pois, a propaganda enganosa evoluiu dos cartazes, tv e internet para os vídeos das redes sociais.

Já aconteceu isso com você? Comente o que sentiu e como lidou com isso.

--

--