Anúncios em interfaces

Joao Pedro Comassetto
Tendências Digitais
3 min readJun 4, 2018

Propagandas são maneiras de fazer com que o consumidor se interesse por um produto ou ideia, sendo influenciado ou ate mesmo manipulado pelo que está sendo mostrado.

Predominante na TV e nas ruas, as propagandas e os anúncios se propagaram na internet, sendo vistas em praticamente todos os sites, são tantas que o usuário tem que tomar cuidado aonde clicar para que não seja redirecionado a um site que não deseja.

Os anúncios são tantos que os sites são projetados pensando aonde os anúncios estarão, seja com pop up ads, ou que começam a tocar músicas, são muitas as maneiras que aparecem bem na sua cara.

Existem diversos maneiras de se fazer propaganda e encher de anúncios, uma delas é feita em streams, onde o streamer faz propaganda no vídeo, e na descrição ainda deixa anúncios sobre a marca que ele está sendo patrocinado:

(…) desenvolvedores de conteúdo de Stream que começaram fazendo apenas gameplays para entreter o publico, e devido a sua popularidade e quantidade de consumidores muitas empresas viram essa situação como oportunidade para divulgar seus produtos.

Também é possível ver esse tipo no SnapChat:

O novo método de fazer propaganda para marcas e receber dinheiro por isso, é a demontração informal de produtos. A pessoa recebe os produtos de uma marca em específico em casa e é paga pela empresa, então faz snaps utilizando os produtos, seja indicando-os para seus seguidores, ou somente os utilizando enquanto faz qualquer outra coisa.

Ou até mesmo no youtube:

ads no youtube
Propaganda genérica de site porno

Alguns sites são conhecidos pelas propagandas enganosas e acabam também virando memes, como por exemplo os sites pornôs, onde existem milhões delas, e por ser direcionado para um público mais velho, eles acabam clicando.

Sites específicos para download como 4shared, mediafire fazem ou faziam uma mecânica diferente para download, eles colocam milhões de botões pedindo para clicar la, o usuário se confunde e acaba sendo redirecionado para outro sites que não tem nada a ver com o que ele queria, tendo que pensar em diferentes maneiras para realocar esses anúncios na interface.

Como visto no começo deste texto, para combater isso, uma onda de Adblocks começou, são extensões para o navegador onde eles conseguem excluir esses anúncios da interface no usuário, fazendo com que ele não precise assistir propagandas no youtube, ou se incomodar com pop ups aparecendo do nada. Apesar de o usuário se favorecer com isso, acontece uma intriga com os sites pois eles acabam não recebendo a remuneração que eles ganhavam com os anúncios.

--

--