Publicidade personalizada

Matheus Nakamura
Tendências Digitais
2 min readOct 3, 2016

A publicidade personalizada é uma forma mais eficiente que melhora a relevância dos conteúdos publicitários apresentados para os usuários e aumenta o retorno do investimento para os anunciantes. Uma ferramenta que consiste em utilizar dados dos usuários para segmentar o que for mais relevante, garantindo uma experiência mais avançada para todos os envolvidos.

Minority Report (filme de 2002), de Steven Spielberg, apresenta Washington em 2054. Uma divisão pré-crime, que pre-vê o futuro, consegue impedir assassinatos antes que eles aconteçam e o culpado é punido antes de cometer o crime. Jhon Anderton (Tom Cruise), lider da divisão pré-crime, vê seu nome como um futuro assassino de um desconhecido, então começa uma corrida contra o tempo para provar sua inocência, além disso há uma falha no sistema que pode mudar tudo.

No filme aparecem diversas tecnologias avançadas não tão distantes. Uma delas é a publicidade personalizada. As pessoas passam pelos ambientes onde há aparelhos de reconhecimento biométrico que adaptam as propagandas para cada indivíduo.

De fato, o reconhecimento biométrico ainda é um pouco avançado. Mas já dispomos de um reconhecimento de dados online dos usuários a partir de dispositivos móveis. Esta tecnologia já foi testada em shoppings centers utilizando totens digitais e em Londres foi aplicada em lixeiras nas ruas. A ferramenta consiste em acessar aparelhos moveis de usuários próximos conectados a uma rede de internet, buscar informações de pesquisas e acessos para definir quais anúncios podem interessar mais ao alvo.

--

--