Realidade Aumentada

Eduardo Jaeger
Tendências Digitais
3 min readSep 3, 2017

Alguns filmes antigos de ficção são visto hoje como bregas ou ultrapassados, pois mostram tecnologias que hoje existem, só que de uma forma brega, grande e desajeitada, porém esquecemos que aquele filme foi feito bem antes da implementação daquela tecnologia.

Em contraponto, existem os filmes de hoje que mostram uma tecnologia que já é utilizada, porém de uma forma bem mais desenvolvida do que possuímos hoje, um exemplo é a realidade aumentada.

Parecida com a holografia, a realidade aumentada distingue-se pela fonte que é gerada os gráficos, a holografia é criada por uma base fixa, no local da própria holografia, já a realidade aumentada é criada individualmente por cada aparelho ligado a uma pessoa, porém os pontos onde aparecerá os elementos já estão pré-definidos.

Realidade aumentada: ao contrário da realidade virtual, não cria um espaço novo onde o usuário mergulha num novo mundo, e sim cria uma outra realidade em cima da realidade já existente. Esta vem tomando lugar na nossa sociedade, uma vez que tanto filmes como seriados vem nos alimentando com ideias para usar essa tecnologia.

Atualmente essa tecnologia é usada para fins específicos, como na arquitetura para mostrar um prédio, posto na própria mesa do cliente, ou numa revista, para ver o produto 3d, através do aplicativo do celular, porém esta longe e ser o ideal, pois possui um grande potencial, uma vez que cria elementos sem precisar existir de fato, imagine quantas informações e aparências podem ser otimizadas com essa tecnologia.

Um exemplo: imagine que numa estrada existe uma indicação para ir para cidade de Curitiba, nela esta escrita em português, mas o motorista é mexicano…. com a realidade aumentada, as informações poderiam ser personalizadas, mostrando todas as informações na língua da pessoa, fazendo assim uma otimização gigante no ambiente. Agora isso é apenas um exemplo pequeno, imagine implementado no mundo inteiro, basicamente cada pessoa teria seu próprio mundo.

Nos filmes, geralmente é usado para gerar mundos alternativos, com milhões de propagandas, desafios ou ferramentas…. Uma forma de ver uma realidade alternativa, que pode virar futuramente nossa realidade real. Isso vai depender do quanto essa tecnologia pode ser atrativa para nós, ou para os grandes empresários e pessoas interessadas.

Um dos problemas que isso certamente terá, será a capacidade de filtros, é como comparar as propagandas hoje existentes, usamos a internet e somos obrigados a ver propagandas, e pop-up´s que aparecem sem nossa permissão. Esse seria o preço de navegar na internet, e quem sabe isso também ocorra no futuro, sendo obrigados a lotar nossa mente com informações desnecessárias ao usar a realidade aumenta em grande escala. Também problemas sociais, como aqueles mostrados no seriado Black Mirror.

Keiichi Matsuda mostra em seu curta como pode ser forte a interação de pessoa com a realidade aumentada, a ponto de distrair e criar um mundo diferente do real, personalizado e embasado no mesmo sistema atração ao produto via marketing que atualmente estamos vivendo, só que de uma maneira mais imersa e extensa.

--

--