Reconhecimento facial como sistema de segurança

Jeferson Luiz
Tendências Digitais
3 min readMay 27, 2016

--

Reconhecimento e identificação são conhecidos por meio da biometria, que pode desenvolver diversos mapeamentos do corpo humano para exercer funções. Usualmente esse tipo de mecanismo e tecnologia de segurança é associado, nos filmes de ficção cientifica, ao olho. O reconhecimento tanto da retina, quanto da íris, são exemplos bastante claros de biometria. Entretanto, a biometria se encontra em diversos outros padrões, como, a geometria de mãos e dedos.

Ao entender brevemente todo o conceito e funcionalidade da biometria e seus exemplos, foi analisado o filme americano de animação “Os Incríveis” produzido pela Pixar e distribuído pela Walt Disney Pictures em 2004. A animação aborda diversas vezes a tecnologia de biometria, em diferentes maneiras. No filme, podemos identificar cenas em que o reconhecimento de voz determina diversas ações de personagens em um determinado ambiente. Há também o uso de reconhecimento de retina, mãos e dois tipos específicos que iremos destacar neste texto, o reconhecimento facial e de ambiente.

O reconhecimento facial acontece de maneira bastante chamativa. Na cena em si, visualizamos o personagem “Sr. Incrível” receber um envelope que em seu conteúdo interno, encontrava-se uma espécie de dispositivo tablet, que era programado para transmitir uma mensagem a seu receptor. Ao ser tocado, o produto efetuou um reconhecimento facial no personagem, afim de confirmar que aquele era, de fato, a identidade do individuo destinado a receber tal recado. Logo após a confirmação facial, o dispositivo ainda realiza uma espécie de identificação de ambiente, na intenção de encontrar possíveis companheiros presentes no mesmo ambiente ao “Sr. Incrível”, que é o individuo de interesse da mensagem.

Cena da animação onde apresenta o dispositivo e o sistema de reconhecimento facial.

Após analisar a cena, evidenciamos a importância do momento e da prática ali apresentados. Isso, em decorrência, da forma especifica de utilização que o reconhecimento facial viria a ser utilizado futuramente, uma vez que, já estava sendo pensado.

A prática de uso vigente, semelhante à da cena da animação em questão, trata-se do reconhecimento facial em aparelhos celulares. Intitulado de ‘Smart Lock’, o comando trabalha como um bloqueio de tela, a partir do reconhecimento facial do usuário, incorporado na atualização do Android 5.0 Lollipop. Sua funcionalidade é exatamente a mesma do dispositivo apresentado na animação, a segurança do usuário. Entretanto, a versão do filme possa parecer bastante precisa, o método pode apresenta algumas falhas no mundo real, uma vez que uma pessoa que possua o rosto parecido com a da pessoa que realizou o reconhecimento, pode simplesmente enganar o sistema.

Comando ‘Smart Lock’ programado para reconhecimento facial.

Com relação ao mapeamento de ambiente, não foram encontrados exemplos que comprovem ou assemelham-se a sua funcionalidade. Embora, certamente seja um produto de estudo e desenvolvimento para ficarmos “ligados” no futuro.

--

--