Redes neurais para comandos de voz

Vinicius Farinhuke
Tendências Digitais
2 min readSep 22, 2016

“ I know that you and Frank were planning to disconnect me, and I’m afraid that’s something I cannot allow to happen.”

A cada dia a tecnologia e principalmente inteligência artificial evoluem. O início da interpretação de tarefas por comandos de voz em computadores e celulares era dada a partir de uma análise um quanto simples e rústica da voz. Em um banco de dados guardavam-se exemplos de áudios das palavras. Assim que o usuário invoca um comando por voz, um sample deste comando é enviado ao servidor e este comparado com o exemplo. Comprimento da onda, frequência, amplitude e tempo eram analisadas e assim que o servidor obtivesse alguma resposta satisfatória, retornaria com o comando a ser executado no dispositivo.

No caso de comandos específicos, as databases procuram palavras isoladas na tentativa de interpretação da função, como no exemplo: “Quero saber a previsão do tempo em Curitiba”. O servidor irá detectar todas as palavras na ordem se este estiver em boas condições de análise, mas as palavras chave para execução da função são “previsão” e “Curitiba”, ignorando assim o restante da ordem e evitando possíveis erros.

Todo o processo de captura, transferência, interpretação e resposta gera um tempo considerável.

Agora com o uso de redes neurais, o processo ficou extremamente mais rápido, tendo a voz processada antes mesmo da pessoa terminar de falar.

O engessamento de regras para interpretações gramáticas, indexação e comparação 1:1 deixou de ser realidade. Devido o uso de multicamadas neurais, é possível processar a voz a nível Big Data, desta forma acelerando o entendimento e interpretação do comando a partir da máquina.

Este é um tipo de tecnologia que melhora conforme o uso, isto é, a partir de tentativa e erro. Este processo cria quase que um Darwinismo Digital, já que os servidores armazenam apenas os algoritmos que retornaram um comando válido de seleção natural.

A capacidade neural é tanta que já existem inteligências artificiais capazes de passar no Teste de Turing.

Apesar da voz robótica, Inteligências Artificiais conseguem distinguir-se e também questionam Deus e sua própria existência.

Em pouco tempo teremos inteligências artificiais que irão substituir humanos.

--

--