Reformulação do Método Tradicional de Ensino

Larissa Prado
Tendências Digitais
2 min readApr 1, 2016

“Se você voltar no tempo 100 anos, a única coisa igual será uma sala de aula”

Essa frase tem aparecido repetidamente nos debates sobre o ensino atualmente. Muitos estudiosos defendem que está obsoleto e estão desenvolvendo trabalhos em cima de uma reformulação dos métodos de dar aula.

Um dos pioneiros foi o EaD, Ensido à Distância, no qual através de ambientes virtuais as pessoas podem realizar cursos de diversas naturezas, incluindo também graduações de nível superior. Esse passo reduziu distâncias e custos, permitindo a cada vez mais pessoas terem acesso ao conhecimento. Hoje possuímos universidades que se baseiam integralmente no EaD e são cada vez mais procuradas.

Por outro lado pesquisadores estão trabalhando em reestruturar o ensino dentro das salas de aula. Como ir além dos livros, quadro, lápis e caderno? Como desenvolver e controlar um método que mantenha a liberdade da docência e não perca a interação aluno-professor? Como encantar e cativar os alunos de modo que tenham interesse em utilizar novas soluções?

Esses e outros questionamentos tem sido propostos e alguns resultados começaram a surgir. Um grande exemplo é o Aprimora, sistema desenvolvido nacionalmente pela Positivo que permite aos estudantes realizarem atividades relacionadas ao conteúdo de maneira interativa e ao professor acompanhar o resultado e perceber de maneira mais direta onde habitam as dificuldades.

Esse é apenas um exemplo de um tema que tem estado sempre em debate e que vai interferir diretamente na formação docente das próximas gerações.

--

--