Remasterização de jogos antigos

Tatiana
Tendências Digitais
2 min readNov 18, 2017

Uma tendência que vem ganhando adeptos cada dia mais, é a remasterização de jogos antigos. Algumas dessas remasterizações consistem no relançamento dos mesmos jogos, mas para os novos consoles, como explica o texto Sobrevivência e evolução dos consoles. Dessa forma, tanto a venda de consoles como a de jogos continuou se mantendo em alta, mesmo com as novas alternativas de plataformas. Outras, estão focadas no relançamento de jogos, porém com uma qualidade um pouco ou muito melhor do que a original.

E é possível observar que o relançamento desses jogos faz tanto sucesso quanto o de novos jogos, porque eles atraem a atenção de novos gamers, assim como de antigos; adultos que ainda mantém o hábito de jogar e se sentem nostálgicos perante essas possibilidades. Deste modo, a popularidade dos personagens permanece ao longo dos anos.

Alguns games que passaram por esse processo são: Super Mário, Donkey Kong, Kirby, Ninja Gaiden, Castlevania, Sonic.

A remasterização de jogos antigos traz a chance de novos players terem a oportunidade de conhecer a jogabilidade desses clássicos, mesmo sem possuírem os consoles originais. Por outro lado, ainda questiona-se até onde é viável ser feita essa modernização de games, como explica o texto Remasterização de jogos.

Existe uma diferença entre os termos “remasterização”, “remake” e “recompatibilidade.

No primeiro, apenas a resolução é melhorada, mas trata-se de jogos antigos que são relançados para as novas televisões. Alguns até fazem uma compilação de episódios.

No segundo, o jogo inteiro é refeito, de maneira que tudo nele seja aperfeiçoado, desde a parte visual e a sua qualidade, quanto a jogabilidade.

No terceiro, os jogos são adaptados para funcionar em novos consoles. Trata-se dos mesmos jogos antigos, sem alterações, mas que possam rodar nas novas gerações de plataforma.

--

--