Computação quântica

Lucas Wormsbecher
Tendências Digitais
2 min readApr 21, 2017

--

Imagine nossos supercomputadores, aqueles que fazem incontáveis cálculos para prever nosso clima, com os dias contados. Uma nova forma de calcular, baseado na mecânica quântica, caracteriza essa revolução, e logo poderemos trazer a impalpabilidade das incertezas quânticas para o nosso desktop!

Atualmente, nossos computadores se baseiam no sistema binário para, basicamente, funcionar. A combinação e alternância dos vários “0's” e “1's” nos computadores é a base para transmitir as informações que experienciamos na contemporaneidade: vídeos, mensagens, imagens and so on!

Como funcionaria?

Apesar da velocidade absurda com que nossos computadores podem realizar esses cálculos, o ser humano anseia por muito mais velocidade, e a mesma pode ter sua solução baseada nos modelos quânticos: e se, ao invés de apenas usarmos “0's” e “1's” para os cálculos, nós tivéssemos infinitos outros valores?

Basicamente, um computador atual calcularia uma possibilidade de cada vez (claro, de uma forma muito rápida) até atingir o seu objetivo. Já os cálculos de um computador quântico buscariam inúmeras possibilidades de cada vez, aumentando em muito a sua efetividade. Ao se basear no estado de superposição, os qubits (quantum bits) poderiam assumir diversos valores ao mesmo tempo, literalmente. Ou seja, ao invés de um cálculo sequencial, seriam cálculos instantâneos.

Quais as implicações?

Cálculos infinitamente mais rápidos, maior processamento de informações, análises e feedbacks instantâneos. Iríamos aumentar consideravelmente a velocidade com que executamos essa atividade, causando um grande impacto nessa sociedade tecnológica.

Não ficou muito claro? Com infinitos cálculos acontecendo ao mesmo tempo, poderíamos: analisar e prever o clima muito mais rápido e com maior precisão; Descobrimento de novos materiais; Diagnosticar e tratar doenças; Mapear o universo; Aprimorar as inteligências artificiais; Utilizar interfaces em realidade aumentada; Renderizar grandes filmes e animações em questões de segundos; Aumentar a capacidade dos nossos gadgets. Basicamente, essas inovações que permeariam o meio científico refletiriam em muito no nosso cotidiano.

IBM Quantum Experience

A IBM já disponibilizou uma plataforma para aqueles que desejam experienciar essa revolução. Através o sistema, você poderá experimentar um processador com capacidade de 5 qubits que está alojado no IBM T. J. Watson Research Center, em Nova York. Com a iniciativa, a IBM pretende dar uma ideia daquilo que os computadores quânticos serão capazes de oferecer.

Referências

https://in.pinterest.com/pin/510806782708471461/ (microblog)

--

--