Rim Light

Uma técnica de fotografia que está sendo bastante utilizada em concepts de personagens digitais chamada de Rim Light (ou luz de recorte) é tendência em sites para dar mais beleza e conseguir chamar mais atenção do espectador ao observar a thumbnail de seu trabalho.

Mas o que é a Rim Light?

Rim light é uma técnica de fotografia que faz uma pequena luz dando o contorno do personagem ou objeto. Bastante utilizada para separar o fundo da pessoa.

Exemplo de Rim Light utilizado na fotografia

Mas afinal, em que parte que essa “luz” entra em tendência, especialmente em um microblog?

Primeiramente, resolvi analisar o site https://www.artstation.com. Que é uma plataforma para artistas de jogos, filmes, entretenimento e qualquer outra mídia, permitindo que os artistas mostrem seu portfólio de uma maneira simples e elegante. Ele possui um sistema de divulgação bem boa baseada em views/comentários/likes que, caso consiga chamar a atenção das pessoas, sua arte pode entrar em na aba de “trending” e até mesmo na aba de “picks”, que os moderadores do site escolhem a dedo as melhores artes e postam lá.

ArtStation

E aí que entra a Rim Light, muitos artistas tanto 2D quanto 3D estão utilizando a Rim Light para destacar o personagem nas thumbnails do site para conseguirem mais acesso, e quem sabe, entrar na aba de trendings. E isso é muito importante, pois é uma ótima maneira para divulgar seu trabalho para pessoas que possuem interesse no meio artístico e até estão em busca por algum trabalho.

Exemplos de Rim Lights utilizadas propositalmente para causar contraste

Como um dos objetivo do artista no artstation é ter a sua obra visitada por bastante gente, ele antes de tudo precisa chamar a atenção do espectador diante de dezenas de artes para conseguir o seu “click” e por fim olhar mais atentamente para o trabalho completo. A tendência irá se manter da maneira que está hoje até que a comunidade ache alguma maneira mais eficaz de chamar mais atenção para sua obra.

Like what you read? Give Gustavo Cravetz Marques a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.