Robôs cuidadores

kaio sermann
Tendências Digitais
1 min readApr 21, 2017

A população está sempre aumentando e com isso a terceira idade cresce. Uma das grandes dificuldades que encontramos ao se tratar de idosos, são os cuidadores, serviço contratado geralmente por pessoas com pouco tempo para realizar as tarefas específicas do cuidar. Contudo, encontrar um cuidador que passe confiança, mesmo não estando por perto, é difícil para muitos.

Parecendo sempre uma tecnologia especifica, muitas vezes nos esquecemos de que robôs podem ser usados em diferentes tipos de nichos. No filme “Robot & Frank”, o filho de Frank usa o robô para monitorar e ajudar o pai em algumas tarefas, pois não pode estar sempre presente.

Cena do filme “Robot & Frank”

No Japão, esta tecnologia já está em desenvolvimento, chamado de Robear. O robô realiza diversas tarefas específicas no cuidado de idosos, tendo diversas demonstrações bem sucedidas, a máquina tem sensores emborrachados para não machucar e realizar as tarefas da melhor maneira possível.

Video que demonstra o Robear

Algumas das vezes não substituindo um cuidador, mas interagindo e distraindo os idosos. Notícia publicada no G1, mostra como está sendo implementado alguns tipos de robôs na vida dos velhinhos.

--

--