Roguelike

Rafael D. Guilherme
Tendências Digitais
3 min readJun 16, 2018
Binding of isaac

A indústria de jogos atrai mais jogadores a cada ano, com isso surgem novas produções com nichos cada vez mais específicos. O mesmo acontece com o gênero dos jogos que a cada ano ganham novas subcategorias, o que antes era chamado de RPG, depois se tornou MMORPG, o mesmo aconteceu com jogos de ação virando shooters e afins. Mesmo com jogos casuais, a vida útil pode ser prolongada. Com isso surgiram também os rogue likes que têm sido uma solução inteligente para prolongar a vida útil de jogos.

O rogue like é um subgênero de jogo onde basicamente o jogador explora mapas gerados de forma procedural e o personagem sofre morte permanente, resetando o progresso do jogador. Isso faz com que ele adquira novas informações sobre o jogo em questões de funcionamento de armadilhas, padrões de monstros e afins, tornando o jogo engajante principalmente por o jogador ser o único responsável pelo progresso do jogo. Teoricamente em jogos rogue like logo na primeira partida o jogador pode completar o jogo, porém pela falta de informações dos jogos essa é uma tarefa extremamente difícil, que acaba fazendo o jogador rejogar inúmeras vezes o jogo.

Para os estúdios Indie essa rejogabilidade dos rogue likes é ótima, pois com baixo orçamento é difícil produzir jogos em que o usuário fique por muito tempo. Com isso o estúdio tem liberdade para produzir menos é mesmo assim conquistar bastante espaço na agenda das pessoas. Justamente pelo fator procedural desses jogos a tendência é existir um foco de discussão bem grande, pois normalmente esses jogos contém fortes elementos aleatórios e de improviso, permitindo os jogadores a produzirem momentos únicos, como visto em posts como os do Reddit.

Para concluir a minha abordagem sobre rogue like e sobre o motivo de eu ter escolhido essa tendência é mais pelo subgênero ter sido uma constante na indústria de jogos. Então muitos derivados dos rogue likes surgiram, como os rogue lite e posteriormente títulos contendo apenas elementos desses subgêneros. Exemplo disso é a série dark souls, onde o jogador perde parte do progresso ao deixar o personagem morrer, onde um jogador já terminou o jogo até por controle de voz. Os rogue like são tendência pois prolongam a vida útil do jogo por um custo relativamente menor dos outros títulos e engajam o jogador a explorar diferentes possibilidades tornando cada partida única.

--

--