Roupa inteligente

Felipe Carvalho
Tendências Digitais
2 min readOct 3, 2016
Nike HyperAdapt

Ao contrário das grandes empresas, filmes tem total liberdade criativa na hora de criar os seus props, os diretores e roteiristas podem utilizar o que lhes forem melhor para história, seja criar hologramas, robôs sociáveis e roupas que se alteram de forma.

As grandes corporações precisam pensar antes se vale o investimento, o que pode ser arrumado com efeitos especiais no filme, na vida real pode custar milhares de reais.

Com essa liberdade, os roteiristas conseguem criar uma inimaginável gama de produtos futurísticos, aparelhos eletrônicos, gadgets, roupas, etc.

E foi no filme De volta para o Futuro, que nos é apresentado o tênis que se amarra sozinho em seu pé, algo que para a época, seria impossível da Nike conceber tal tecnologia, mas que graças ao filme, o conceito prevaleceu e hoje temos um dos primeiros tênis que se amarra sozinho.

Roupas e tênis que se adaptam ao seu corpo já são realidades, com o avanço e a miniaturização dos chips, agora é possível incorpora-los em tecidos, assim captando dados e adaptando a sua roupa ou tênis para a uma melhor forma. Não é só roupas que mudam de tamanho, algumas camisas vem com sensores embarcados que medem o nível de suor e podem refrescar o seu corpo, tudo isso automaticamente.

Com computadores ficando cada vez menores, pode-se dizer que roupas inteligentes vão passar a ser coisa do cotidiano.

Referência

--

--