Save game na nuvem

Leo Oliveira
Tendências Digitais
3 min readNov 13, 2017

Já sabemos que os smartphones são grandes responsáveis pela mudança de comportamento e hábitos das pessoas. Uma dessas mudanças é a forma que as pessoas “passam seu tempo” como citado na publicação Jogos Casuais:

[…] hoje existe um público novo de jogos, chamados de jogadores casuais, esse público está mais interessado em usar os jogos como um passatempo e não se consideram jogadores hardcore, não consomem os jogos de mídias “tradicionais” e não gostam de estórias densas e mecânicas complexas.

Tela do jogo Candy Crush Saga

É comum que no tempo ocioso as pessoas usem o smartphone para se entreter com jogos. E como em qualquer jogo, mesmo os chamados “casuais”, há conquistas que são alcançadas pelos usuários, o que os motiva a jogar cada vez mais e assim evoluírem dentro do game. Porém, quando há perda desses dados, o que é comum em smartphones, prejudica o engajamento do jogador e muitas vezes faz com que ele o abandone.

Como forma de evitar isso, os desenvolvedores estão implementando a opção de salvar o progresso na nuvem, como se fossem as Memory Cards dos antigos consoles, dando a possibilidade do usuário continuar seu progresso em qualquer dispositivo através de uma conta, seja ela da própria desenvolvedora, Facebook, Google Play Games, etc. Isso é possível graças aos avanços da internet e a tecnologia em nuvem.

Tela de carregamento de progresso jogo Clash Royale

Grande parte dos jogos, assim que baixados solicitam que o usuário efetue login, assim seu progresso é vinculado a sua conta e salvo nas nuvens. Abaixo, como exemplo, o Jogo Angry Birds.

Tela do jogo Angry Birds

Essa tecnologia garante ao usuário que seu progresso não será perdido, e mesmo que o jogo seja um “passatempo” ele não se frustrará com a perda total do seu desempenho dentro do jogo.

Além de salvar, é possível se conectar com amigos para jogar junto ou verificar o ranking, como no jogo UNO & Friends da Gameloft.

Tela do jogo UNO ™ & Friends

Como a internet está cada vez mais inserida no cotidiano, essa forma de salvar o jogo está se tornando automática e imperceptível, alguns jogadores só se dão conta que seu progresso estava sendo salvo quando trocam de dispositivo. Acredito que isso contribua positivamente como forma de melhorar a experiência do jogador e ainda garantir a fidelização dele.

--

--