Serviços on demand

Gabi Prawucki
Nov 25, 2018 · 3 min read

Com o passar dos anos, os clientes se tornaram cada vez mais exigentes, desejam rapidez, qualidade e tudo feito exclusivamente para eles e com uma expectativa extremamente elevada. Os serviços on demand, ou seja, um serviço sob encomenda, tem crescido muito e prometem crescer ainda mais. Eles fornecem ao usuário o poder da escolha de onde, quanto e quando comprar, prometendo serviços ágeis e de fácil comunicação mediante de um atendimento personalizado, e tudo isso através de um smartphone, facilitando o consumo e melhora da experiência deste com o produto, o fornecedor e o entregador.

Os serviços são inúmeros, existem os referentes ao entretenimento, como filmes e séries, como a Netflix, a locadora digital que fornece ao usuário um grande acervo com diversos títulos que são frequentemente atualizados, e a Now, um serviço da Net onde é possível escolher qual programa ou título o usuário deseja consumir, por quanto tempo e quando, por um preço fixo.

Página inicial da Netflix, onde oferece o primeiro mês gratuito ao usuário.

Mas além de serviços por assinatura referentes ao entretenimento, o usuário, nos tempos atuais, pode acessar diversos serviços direto de seu celular, de forma simples, ágil e eficiente. Os serviços vão do transporte de passageiros, o qual está revolucionando a maneira de se locomover na cidade, pedido de delivery de alimentos, compras, roupas ou o que o usuário desejar.

Algo que uma década atrás parecia impossível, como criar um concorrente direto para taxistas, porém com um preço mais acessível e com facilidades geradas por um celular, se viu presente em serviços como Uber, Cabify e 99. E hoje em dia, diversos usuários preferem ter acesso a esse tipo de transporte do que dirigir o próprio carro, pois muitas vezes, acaba sendo mais caro.

Comercial do Uber, que ilustra funções do app.

Serviços referentes a pedidos de comida como IFood, Uber Eats e Pedidos Já, oferecem ao usuário uma lista de opções baseadas em sua localização mostrando restaurantes próximos e seus respectivos cardápios. O usuário tem inúmeras opções, com direito a promoções e tudo, e após escolher, é só pedir e esperar chegar, pegando direto pelo app ou na entrega. Essa facilidade em fazer tudo com poucos cliques, sem ter que sair de casa, enfrentar filas, interagir por telefones ou qualquer tipo de interação social desnecessária, faz com que usuários prefiram realizar pedidos assim, com muita praticidade, a ter que se locomover.

“Ligar em um restaurante e pedir comida? Isto está fora de moda. A tendência agora é pedir comida pelo app.” Vinicius Farinhuke

Comercial padrão do IFood, que frequentemente aparece durante os horários de refeições, como almoço e jantar, em propagandas de televisão e em sites como youtube.

Além dos citados, existe um ramo ainda mais amplo, como James delivery e Rappi, onde o usuário pode comprar literalmente qualquer coisa e mandar entregar em casa. A lista vai de alimentos, roupas, objetos, compras no supermercado, em lojas de conveniência, etc, oferecendo muita liberdade e opções.

Anúncio James delivery.

Essa tendência sugere que o consumo de serviços on demand será cada vez mais frequente, por facilitar a interligação de ambientes virtuais e digitais, deixando o processo mais simples, segura, fácil e acessível, tudo isso sem sair de casa nos momentos de preguiça.

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido…

Gabi Prawucki

Written by

Tendências Digitais

Observatório de Tendências Digitais da PUCPR foi mantido entre os anos de 2016 e 2018 pelos estudantes da disciplina Laboratório de Tendências de Design Digital e pelo Prof. Dr. Frederick van Amstel (@usabilidoido).

More From Medium

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade