Sintetizadores musicais

Débora V
Tendências Digitais
2 min readSep 30, 2018

O crescente aproveitamento do som de sintetizadores em séries de ficção chama a atenção como uma tendência sonora forte. Por ser um som marcante e bem distinto, mas ao mesmo tempo versátil, é possível encontrar referências em diversos lugares, mas principalmente em temáticas Sci-Fi.

O engenheiro Robert Moog junto ao compositor Herbert Deutsch popularizaram o uso de sintetizadores de maneira comercial em 1964, disponibilizando o que antes demandava tempo e espaço físico para utilização.

Justamente por ter sido uma descoberta científica, o som do sintetizador foi vinculado à obras de cunho ficcional, sendo retomado hoje especialmente por séries que exploram a temática Sci-Fi como Stranger Things e Doctor Who.

Abertura de Stranger Things.

Stranger Things propõe uma retomada aos anos 1970 e 1980, e por conta dessa temática de época, a musicalidade dos sintetizadores é essencial para ambientação do espectador. Além de trazer a nostalgia da época

Diferentemente de Stranger Things, a série Doctor Who não se passa em época mais antiga, mas teve início da produção de sua primeira temporada em 1963. Apesar de ser uma série futurista, sempre foi muito atrelada à sua época, e suas trilhas sonoras e aberturas tiveram também a influência de sintetizadores.

Cena da Temporada 10 de Doctor Who.

Essa tendência, apesar de ainda ser bastante utilizada, está atrelada à onda de produtos “vintage” e “retrô”, que talvez acabe em alguns anos, justamente pela diminuição do consumo do público.

--

--