Sonorização em jogos

Igor Chiesorin
Tendências Digitais
3 min readNov 24, 2018

Hoje comentamos tanto sobre imersão e hiper-realismo em jogos que deixamos passar a sonorização, é tão fundamental quanto a física e estética de um jogo.

Percepção

Eu trouxe para este post um jogo muito relevante “Perception”, lançado em 2017 e desenvolvido pela The Deep End Games e publicado pela Feardemic. O jogo gira em torno de uma detetive cega, isso mesmo, cega! Ela tem a missão de solucionar mistérios em uma casa sinistra, o jogador basicamente se guia através de sons que rodeiam a personagem, a proposta é bem diferente, pois tenta trazer a visão mental de um cego a respeito do mundo que o rodeia.

O game é sustentado quase que inteiro por sons, a sonorização é rica e isso proporciona uma imersão horripilante para o jogador, ainda mais que o mesmo não tem uma visão muito clara das cenas e do percurso que toma durante o game.

Aqui mostra a grande importância da sonorização, pois ela ativa sentidos em nós que quase passam despercebidos, pois normalmente damos mais atenção para aquilo que vemos do que para aquilo que ouvimos.

Imersão

Sabendo um pouco sobre o jogo acima e a proposta lançada por ele, sabemos que os sons podem ser grandes influenciadores de emoções, outros fatores cooperam com esse afloramento de sentimentos durante a imersão em um game no artigo escrito por: Robson Hiro Sakurai-“Jogos que “mexem” com você”.

A sonorização está atrelada ao pacote hiper-realismo que também vemos no artigo escrito por: Amanda Neves -“Jogos Hiper Realistas”. E essa é a tendência para os games futuros, uma gama enorme de jogadores buscam uma experiência que seja a mais próxima da realidade, para aumentar o afloramento de sentimentos e descarga de adrenalina durante a imersão em uma game de ação por exemplo, isso ocorre com grande facilidade no jogo citado acima pois, sua temática gira em torno do terror de não conseguir enxergar nada e somente contar com seu ouvido, sabendo que o desconhecido pode estar bem na sua frente.

--

--