A diversidade de conteúdo dos streamers

Nauarth
Tendências Digitais
4 min readJun 1, 2016

“A informação pode ser transmitida em diversas plataformas”.

O que é streaming?

Streaming (fluxo de média (português europeu) ou fluxo de mídia (português brasileiro)) é uma forma de distribuição de dados, geralmente de multimídia em uma rede através de pacotes. É frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimédia através da Internet. Em streaming, as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador não ocupando espaço no Disco Rígido (HD), ele recebe o “stream”, a transmissão dos dados (a não ser a arquivação temporária no cache do sistema ou que o usuário ativamente faça a gravação dos dados) — a mídia é reproduzida à medida que chega ao usuário, dependendo da largura de banda seja suficiente para reproduzir os conteúdos, se não for o suficiente ocorrerá interrupções na reprodução do arquivo (verbuffer ).

Muitos canais de conteúdos

Isso permite que um usuário reproduza conteúdos protegidos por direitos de autor, na Internet, sem a violação desses direitos, similar ao rádio ou televisão aberta diferentemente do que ocorreria no caso do Download do conteúdo,onde há o armazenamento da mídia no HD configurando-se uma cópia ilegal. A informação pode ser transmitida em diversas plataformas, como na forma Multicast IP ou Broadcast. Exemplos de serviços como esse são o Netflix e o Hulu.

Os Streamers

A Internet trouxe novas possibilidades e transformou o cidadão comum num verdadeiro produtor de informação, muitas vezes equiparado a um jornalista.

Os streamers valorizam sobretudo a natureza e a importância da informação.

Sem qualquer obrigação ética e deontológica, estão apenas sujeitos aos seus próprios critérios, tocam em assuntos incômodos e transmitem aquilo que, segundo eles, merece ser transmitido. A maioria salvaguarda a sua própria identidade e mascara-se através de nick names, já que não são raras as ameaças à sua própria segurança.

Com a diversidade de assuntos existente na atualidade, o polo de informações expande para muitas categorias de streamers. Desde notícias sobre os publicações da NASA, gamers, congressos, até mesmo novidades sobre tecnologia.

A variedade de conteúdos streamers

O site Ustream é um exemplo de plataforma para quem deseja se tornar um Streamer e para quem já é. Abaixo exemplo da diversidade de conteúdos encontrada nesse site:

Ustream NASA

“NASA TV airs a variety of regularly scheduled, pre-recorded educational and public relations programming 24 hours a day on its various channels. Programs include “NASA Gallery”, which features photographs and video from NASA’s history; “Video File”, which broadcasts b-roll footage for news and media outlets; “Education File”, which provides special programming for schools;”.

NASA TV vai ao ar em uma variedade de agendamento regular, pré-gravação educacional e programação de relações publicas de 24 horas por dia em seus vários canais. Os programas incluem “Galeria NASA”, que apresenta fotografias e vídeos da história da NASA; “Video File”, que transmite filmagens b-roll para notícias e meios de comunicação; “Arquivo Educação”, que oferece programação especial para as escolas.

Business Blue print

Outro exemplo :Canal de negócios 24H.

Partida de HearthStone

Acima temos outro exemplo de conteúdo streamer para gamers. O jogador estrangeiro de Heartstone registra sua partida online ao vivo sendo acompanhado por outros internautas na barra de conversas a direita da tela (link da página).

Exemplo de congresso de animação que esta começando a ocorrer no Brasil, é o Iconic. Não é necessariamente um Streamer, mas é um exemplo de como as novas formas de aprendizado online estão se adaptando para esta tendência (envolvendo interações com outras pessoas interessadas no caminho da ilustração e animação).

Considerações finais

Há uma diversidade de conteúdos sendo disseminados por diferentes plataformas e com variedade de interesses (e um mesmo objetivo de informar pessoas curiosas e ou entretê-las de acordo com sua busca de conteúdo).

É uma tendência o aumento de polos de informações e a busca especifica dos internautas pelo conteúdo desejado (e não só o conteúdo vir até elas).

--

--