Tédio

O que você faz em seu tempo livre?

Thainara Meneghelli
Tendências Digitais
3 min readJun 19, 2017

--

Um dia a monotonia tomou conta de mim…

Tem se tornado cada vez mais incomum alimentar hábitos que não dependam de tecnologia e quando estamos longe dela, é normal sentirmos um vazio enorme em nossas vidas. Será que estamos nos tornando escravos de nossa própria criação?

A tecnologia é algo maravilhoso: ela nos permite manter contato com pessoas queridas mesmo do outro lado do mundo, explorar universos incríveis através dos games, mostrar ao mundo nossos talentos, e até mesmo, pedir uma pizza no sábado à noite para comemorar o fim de uma semana estressante e cansativa… e eu já falei sobre a coisa mais legal da internet?

Sim. Memes. Queria poder ver memes em todos meus momentos de tédio e solidão infinita. Mas a vida não é assim. Nós precisamos saber viver também sem a tecnologia, é a clássica frase “use o software, mas não dependa do software!” que escutamos diariamente no início da faculdade. O problema é que não apenas o computador, mas também o celular já deixaram de ser apenas plataformas de trabalho ou comunicação para se tornarem nossos companheiro do tempo livre há anos, e isso nos traz um megazord de problemas quando nos distanciamos deles ou precisamos passar por momentos de concentração.

Serviços de mensagens como Whatsapp, Telegram e até mesmo o e-mail são ótimos para manter contato com pessoas que amamos, mas enviar uma mensagem e não receber uma resposta em alguns minutos é tortura para muitos de nós. Pior ainda é quando acessamos nossas contas do Skype e não encontramos nenhum amigo on-line para conversar.

Depressão e ansiedade são doenças que vêm surgindo com mais frequência nas gerações mais novas, são as pessoas que já nasceram na era da internet e não precisaram nem uma vez sequer, ouvir “aquele barulhinho” da internet discada. Será coincidência? Nesta matéria, psicólogas ressaltam que podemos nos tornar dependentes da internet da mesma maneira que nos tornamos dependentes de drogas.

Mas este texto não é sobre depressão. Estamos tentando falar sobre tédio. Sim, o tédio. Eu tenho tentado criar o hábito de ficar sem nenhuma forma de entretenimento digital todos os dias em meu tempo livre durante uma hora… Não tem sido uma tarefa fácil. Nós somos tão bons em inventar formas criativas de distração através de interfaces digitais que fica até complicado pensar em um passa-tempo analógico.

Cookie Clicker

Acabamos até mesmo criando uma modalidade de jogos especialmente para estes momentos, são os idle games: Jogos em que você conquista pontos através da espera. Veja aqui o clássico Cookie Clicker caso você nunca tenha jogado algo parecido.

De uma maneira mais ampla, o ser humano já se tornou escravo de várias invenções boas, o carro é um dos maiores exemplos disso: É uma ótima tecnologia, nos permite ir para lugares que jamais pensaríamos ir caso ele não existisse, porém, nos tornamos mais sedentários graças a esta invenção e isto nos trás problemas como a obesidade. Mas ainda assim, amamos eles e não deixaremos de usá-los como forma de locomoção.

Utilizar a tecnologia como forma de entretenimento é maravilhoso, mas também nos trouxe tendências negativas. Cabe a nós estudar maneiras de lidar com isso e não deixar que a tecnologia domine seus donos.

Leituras Relacionadas

--

--