Tarot terapia

Izabelle Cristine
Tendências Digitais
5 min readOct 2, 2018

--

O tarot, ou tarô, é conhecido como um dos mais antigos métodos de adivinhação e que é grandemente utilizado até hoje. Esse método consiste em um jogo de 78 cartas ilustradas — chamadas de lâminas —, repletas de simbologias e divididas entre 22 arcanos maiores e 56 arcanos menores. A origem de sua criação é desconhecida, mas se supõe que surgiu na Europa por volta do século XIV, provavelmente na Itália.

As clássicas lâminas do tarot costumam gerar curiosidade e medo nas pessoas. Cartas como The Death (A Morte) e The Devil (O Diabo) são exemplos de arcanos maiores conhecidos e temidos por muitos, os quais são geralmente mal interpretados pelos ignorantes no assunto, o que cooperou com a má fama do tarot ao longo dos séculos (principalmente entre cristãos).

Lâminas do Shadowscapes Tarot, deck ilustrado por Stephanie Pui-Mun Law.

Apesar das clássicas interpretações visuais das lâminas, existem diversos artistas que criaram decks ilustrados com suas próprias interpretações de cada arcano, atraindo com isso, interessados em arte e ilustração além do esoterismo e, por vezes, unindo os dois.

Entretanto, nos últimos anos podemos observar uma crescente onda de interesse à assuntos esotéricos na internet. Jovens, adolescentes e adultos vêm buscando conteúdos online relacionados, principalmente, à astrologia e tarot. Já existem diversos sites que oferecem mapa astral e previsões de tarot online de forma digital, além de conteúdos ensinando o usuário à interpretar os oráculos e se aprofundar no assunto — de forma gratuita. Grandes exemplos disso são os sites Personare e Somos Todos Um, uns dos mais procurados e com conteúdos mais completos sobre esses assuntos.

Além disso, redes sociais como o Youtube não ficaram de fora. Em uma simples pesquisa é fácil encontrar diversos canais com conteúdos esotéricos teóricos, práticos, humorísticos e entre outros. Os dois maiores pilares dessas buscas tendem a ser as esquetes de humor astrológicas e previsões de tarot para signos. Nestes é possível encontrar previsões para — literalmente — qualquer período de tempo. Existem previsões diárias, semanais, mensais, bimestrais, semestrais, anuais, além de previsões baseadas em trânsitos astrológicos como eclipses e retrogradação de planetas.

Porém quanto mais o público cresce, mais cresce a exigência.

Os vídeos pré-gravados de previsões/conselhos já não era o bastante e os comentários com perguntas individuais clássicas como “ela ainda pensa em mim?” e até mesmo acusações de falcatrua por conta de “a previsão não tem nada a ver comigo”, não paravam de crescer. Felizmente, a plataforma do Youtube disponibiliza a opção de realizar o live streaming.

Live streaming, nada mais é do que a transmissão ao vivo diretamente do canal do usuário, podendo até mesmo possuir sessão de comentários em tempo real que são vistos por quem está transmitindo e por quem está assistindo. Como comenta Vitoria Botelho em seu texto Live Streaming:

“As lives fazem com que o publico se sinta mais próximo da pessoa que esta transmitido, além de maior verdade no que esta acontecendo, por não haver edições ou cortes.”

Assim, a questão pôde ser facilmente resolvida e surgiu o chamado “tarot terapia” ao vivo.

Essas sessões geralmente consistem em uma breve reflexão e comentários do tarólogo e, logo após, a utilização do tarot para responder questões específicas enviadas pelo público via comentários no streaming. Em alguns casos, os tarólogos realizam as previsões mensais/semanais completas em streaming e recebem o feedback direto do público que os assiste.

Um ótimo exemplo desse tipo de conteúdo é o canal Astro Elias. O canal já tem quase 250 mil inscritos e o mesmo até possui uma série de live streamings semanais chamado “Tarot terapia” exclusivamente para responder perguntas de seguidores do canal.

Screenshot de uma live streaming já encerrada no canal Astro Elias.

Mesmo com vídeos de em média 1 hora de duração, as lives tem uma grande movimentação durante e após a transmissão, gerando até mesmo mais inscritos ao canal por comprovar a veracidade das leituras.

Screenshot do canal Manoela Rodrigues.

Já um exemplo de abordagem mais clássica nos vídeos de previsões, porém utilizando do streaming, seria o canal da taróloga Manoela Rodrigues.

Utilizando o tarot cigano, deck esse que consiste em apenas 36 cartas diferentemente do tarot tradicional que possui 78, mas possui a forma de leitura semelhante e o público que busca essas leituras é exatamente o mesmo. Os vídeos de Manoela são exclusivamente previsões e respostas à perguntas, diária e mensalmente, sempre em forma de live.

O ser humano tem a necessidade nata de se conectar, seja com o próximo ou com “algo além”. O esoterismo sempre foi um caminho, um oráculo que levava o humano mais perto das energias invisíveis que o cercam. Essa dinâmica é semelhante à dinâmica vivida na internet nos dias de hoje, onde tudo está cada vez mais próximo e mais real. A união dessas duas formas de conexão apenas fortaleceu essa ideia.

Estamos conectados com o tempo presente, com a distância, com o cosmos, com o futuro e com o passado. Já se chega um ponto onde fica difícil distinguir que meio é responsável por realizar qual conexão. Mas isso é o que menos importa, o que importa mesmo é estarmos conectados. Não é?

“(…) devemos prestar uma atenção especial às nossas atitudes, pensamentos e ações e, também, ao ambiente que nos rodeia. (…) o perigo que pode estar à espreita e alerta para a necessidade de sermos prudentes, evitando agir por impulso, pois podemos ser levados por caminhos que não são bons para nós.”

Descrição feita por Maria Helena sobre o arcano maior XV (The Devil).

--

--