Previsões tecnológicas em desenhos animados

Stephane Yukari
Tendências Digitais
4 min readSep 25, 2016

Muitos desenhos animados são criados episódios ou são séries baseada no futuro, como The Jetsons, criada em 1962, fala de uma família que vive no ano de 2062, com tecnologias mais avançadas, como, carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, toda sorte de aparelhos eletrodomésticos e de entretenimento, robôs como criados, e tudo que dá para se imaginar do futuro.

Outra série é a Futurama, acompanha as aventuras de Philip J. Fry, em dezembro de 1999, foi acidentalmente congelado criogenicamente por mil anos e acordado só em 2999. Agora vive em Futurama, uma cidade repleta de tecnologia e seres de outros planetas.

Futurama

O que talvez todos não saiba, é que o criador de Futurama e Os Simpsons é o mesmo, Matt Groening.

The Simpsons

Já Os Simpsons, é uma paródia satírica do estilo de vida da classe média, ela não foi feita baseada no futuro, mas possui muitos episódios baseados em filmes de ficção cientifica. A série é muito conhecida por suas previsões não só tecnológicas. Recentemente teve a eleição do presidente dos Estados Unidos e o ganhador foi Donald Trump e no episódio “Bart To The Future”, presente na 11ª temporada Bart tem uma visão sobre o seu futuro onde ele é um adulto e Lisa, se prepara para assumir o cargo de chefe de Estado e de governo dos Estados Unidos, após uma desastrada administração de Trump.

Em 2013 foi feito o primeiro relógio inteligente, que o relógio se comunica com o smartphone via bluetooth, podendo mandar mensagem, tirar foto, fazer audio, obter jogos, entre outras finalidades, desde então foram criado vários outros modelos acrescentando funções diferentes e melhorias.

Nos Simpsons em 1995, lançaram o episódio “Lisa Wedding” na 6ª temporada, o noivo de Lisa utiliza o relógio inteligente para fazer uma ligação. Nos Jetsons também tem esse relógio, mas eles pensaram muito mais para a utilização dessa tecnologia, na série deles, o relógio não faz só chamadas de áudio, mas de vídeo também toda vez que se comunicavam e também assistem filmes.

As famílias previram outras diversas tecnologias que utilizamos hoje, como a vídeo chat, câmaras de bronzeamento, hologramas, leitura digital.

Outra tecnologia básica, mas não muito nova, mas utilizamos muito em nosso dia a dia, é o corretor automático do celular, não só para corrigir mas digitar um textão fica mais rápido com sua configuração de “adivinhar” palavras e preenchimento da palavra que acaba corrigindo. Mas é claro que nos Simpson pensaram muito antes, em 1994, "inventaram" corretor automático, em que o valentão pede para o amigo criar um lembrete para bater no Martin (beat up Martin), e o corretor corrige para comer Marta (Eat up Marta).

Temporada 6, episódio 8 “Lisa on Ice”

Dez anos antes de lançarem Farmville, um simulador de fazenda, os Simpsons previram a grande tecnologia de hoje em dia, no episódio as crianças brincavam de fazenda com um VR, Oculus Rift. Hoje muitos jogos estão se adaptando com essa tecnologia, no shopping também utilizam como um simulador de montanha russa.

Mas não foram só eles, No futurama também teve um episódio em que um personagem está jogando skeeball, e o outro está jogando skeeball virtual e a Amy está jogando skeeball virtual virtualmente. A imaginação dos roteiristas levou muitas tecnologias inventadas para a realidade.

Agora imagina as previsões para daqui alguns anos? Quem sabe teremos carros voadores.

--

--