Telas Flexíves

Jaíne Zambanini
Tendências Digitais
3 min readSep 15, 2017

Os smartphones com tela touch já são considerados uma grande evolução em relação aos primeiros celulares que surgiram, e eles não param de evoluir, cada dia com mais funções, tornando a vida do usuário mais prática, onde o usuário pode resolver quase que qualquer assunto apenas com alguns cliques. Algumas empresas vêm propondo novas formas de se apresentar essa tecnologia, vem surgindo celulares com telas flexíveis que podem ser dobradas e enroladas no pulso do usuário.

Nos primórdios dessa tecnologia o primeiro dispositivo apresentado foram as telas OLED — diodo orgânico emissor de luz — Segundo informações obtidas no site TecMundo, uma tela que emite luz própria, que consomem menos energia e gera imagens com mais brilho e nitidez; são telas com menos de 1 cm de espessura, que podem ser vistas de diversos ângulos até 180°, suportam variações de calor e frio com mais eficiência e são mais baratas para serem produzidas.

O objetivo dessa tecnologia é criar dispositivos grandes e extremamente finos sem que haja perda de qualidade da imagem. Pesquisadores da Sony e do Max Planck Institute, da Alemanha, mostra que o OLED pode ser altamente flexível e ser moldado de acordo com as necessidades dos usuários, sendo aplicadas à monitores de TVs e computadores. Assim como, por exemplo, o celular Readius, que foi comercializado em 2008, que possui uma tela enrolável que facilita a leitura de conteúdos extensos.

TV conceito Samsung “Watch Everywhere”

Outro exemplo dessa tecnologia é a TV conceito apresentada pela Samsung. Uma TV de OLED, dobrável, que pode ser colocada em um canto da sala e emite imagens em 3D, que possui o lema “Watch Everywhere” ou, em português, veja em qualquer lugar. Uma das apostas antes de ser apresentado de fato o smartphone com tela flexível foi um dispositivo com tela gêmeas — dual display — este gadget foi utilizado como uma espécie de protótipo para averiguar a aceitação do público, para enfim ser produzido o dispositivo de tela realmente flexível.

Numa evolução dessa tendência agora surgem os smartphones que podem ser enrolados no punho do usuário, entre outras aplicações uma patente da Samsung de uma espécie de malha eletrônica, um desses produtos é um painel que permite que o usuário dobre o dispositivo da maneira e no ângulo que achar mais confortável, e que pode ser usado para interagir diretamente com aplicativos e widgets.

As telas maleáveis dão liberdade ao usuário para ele adequar seu aparelho às suas necessidades, tornando cômoda as tarefas que for realizar, seja ao ler um texto em seu smartphone, ver um vídeo ou qualquer outro programa pela TV, ou nas funções que realiza diante do computador.

Há muito tempo as empresas já garantem que os usuários possam personalizar seus dispositivos, mas, a princípio, apenas no que diz respeito ao seu conteúdo, o desejo de poder controlar cada vez mais seus aparelhos faz com que novas tendências surjam, assim como surgiu a tela flexível, que permite que o usuário veja o conteúdo da tela de diferentes ângulos e molde a tela conforme sua preferência, aumentando o desejo por dispositivos do gênero.

Por ser um material muito maleável, tais telas podem ser aplicadas, além dos dispositivos como celulares, TVs e computadores, também em tecidos e confecções de roupas. Outra alternativa seria reproduzir um livro digital que se assemelha ao físico devido a tela lembrar as folhas de papel do livro.

--

--