Tendência que traz tendência: 3D Touch

Patricia Sznaider
Tendências Digitais
2 min readMar 11, 2016

No final deste último ano que passou, a Apple apresentou em seu último lançamento - referente aos aparelhos da leva 6s -, a sua nova tecnologia: o 3D Touch. Tal implementação nada mais é que uma aprimoração na capacidade sensitiva da tela do seu celular de reconhecer a pressão exercida sobre ele.

Apple Inc.

A nova tecnologia empregada nos aparelhos promete aumentar a percepção tátil dos mesmos, sendo capaz de oferecer diferentes interações para o usuário a partir destas novas leituras de toque.

Como é possível?

Apesar do nome, a nova tecnologia da Apple nada tem a ver com imagens 3D ou como imagens são visualizadas no aparelho. Ela apenas traz novos comandos gestuais ao aparelho.

O novo recurso não se dá apenas através de aprimoramento de software; é preciso que o smartphone tenha um hardware específico posicionado logo atrás da tela para funcionar. Esse hardware interno traz consigo uma tecnologia baseada nos trackpads dos Macbook, que oferece uma camada de componentes eletromagnéticos capazes de fornecerem feedbacks táteis e programáveis.

Como é a utilização?

Através destas novas leituras do seu celular, você é capaz de escolher, ainda sem abrir determinado aplicativo, o que você fará dentro dele.

Por exemplo: Quando recebido um link por e-mail, a única opção disponível é clicar nesse link e abri-lo no navegador, alternando entre o app de e-mail e o navegador. Com o 3D Touch, ao aplicar um pouco mais de força com o dedo, é possivel ter uma prévia do que será visto, não saindo do e-mail, e vendo se realmente vale a pena abrir o link para ver o conteúdo. Pode-se decidir se aquele link é de interesse do usuário ou não, tendo uma prévia dele, e, se for, basta aplicar um pouco mais de pressão para abri-lo completamente.

Tais atalhos e opções podem ser aplicados em outras situações, como em aplicativos e funcionalidades, e fornecerem diferentes tarefas alternativas.

Podemos ter, a partir do 3D Touch, uma abertura para a proposição de novas formas de interação e de comportamento do usuário com tecnologias touchs.

--

--