Teorias Conspiracionistas no Youtube

No fim do 2015, um caso inusitado no Youtube fez com que pessoas criassem diversas teorias para o significado de um vídeo um tanto quanto estranho.

O caso do vídeo “11B-X-1371” tem repercutido até hoje, onde canais do youtube, principalmente com foco em terror, tentam explicar o ocorrido. No vídeo postado em setembro, uma pessoa utilizando uma máscara característica da época da epidemia da peste negra — que matou milhões de pessoas — , aparece sozinha, junto de uma série de glitches e aparecimentos de mensagens rápidas, indecifráveis e ruídos. Houveram relatos onde um usuário do youtube encontrou um cd com o vídeo em um banco de praça, junto da frase em código binário: “te falta somente um ano”.

Segundo diversas fontes, se tratava de um novo tipo de arte utilizando produções de vídeo, mas há casos que discordam completamente, além de comentários no próprio vídeo, onde pessoas fazem ligação com acontecimentos recentes, seja pelo código no nome do vídeo ou códigos que aparecem nele.

A tendência percebida é a necessidade de dar uma resposta à algo que talvez não tenha resposta, mas que acaba sendo repercutido por muito tempo exatamente por ser algo novo no meio digital. Muitos canais do youtube fizeram suas versões de explicações para o vídeo, mas declarações oficiais do criador podem ser encontradas em [link].

Um caso bastante parecido aconteceu em 2013, onde o canal Webdriver Torso, começou a postar dezenas vídeos em intervalos de 20 segundos.

Página de vídeos do Webdriver Torso.

Apitos em diversos tons, junto de formas geométricas aparecendo e desaparecendo, geraram muita comoção para saber o significado daquilo. Diversas teorias apontavam para contatos alienígenas, mas após algum tempo o Google admitiu que aquilo se tratava de uma página de testes de qualidade dos vídeos, o que acabou deixando muitos conspiracionistas decepcionados. O canal posta vídeos até hoje e já tem mais de 14 milhões de visualizações.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.