Texting confortável

Leandro Battaglia
Tendências Digitais
2 min readJun 17, 2016

Já faz algum tempo que as pessoas vêm demonstrando um padrão de comportamento na qual rejeitam o texto/digitação como forma de comunicação. Na realidade isso tem se mostrado gradualmente, uma vez que ainda estamos utilizando esse tipo de recurso em tempos atuais, mas a tendência é o afastamento cada vez maior disso.

Uma das principais motivações seria o conforto ao utilizar uma plataforma de comunicação, de modo que a pessoa não precise tanto esforço para utilizá-la. Mas isso pode e tem demonstrado um lado ruim, uma vez que este comportamento pode ser enxergado também como somente preguiça.

Desde que largamos a febre do MSN e diminuímos a comunicação informal por email, começamos a buscar novas formas rápidas e mais dinâmicas de conversar com pessoas mais próximas, que diminuíssem a distância entre os dois usuários. Passamos desde tempos de Skype, Orkut, até chegarmos ao Whatsapp atual, mas que já demonstrado situações onde o usuário tenta fugir do texto. É claro que essas plataformas tentam se adaptar, com recursos de emoções no texto (Emojis), chamada de voz, mensagens de voz, mas até esses acabaram recebendo reclamações, seja por excesso de uso, ou simplesmente por que não agradam seus usuários.

Mas o assunto não trata somente de comunicação, mas utilização no trabalho e no dia-a-dia. Uma das soluções, já foi testada alguns anos atrás, mas bastante esquecida devido à erros de auto-correção, é o Voice Texting, que seria controlado por um assistente da plataforma utilizada.

Recentemente a Google tem tentado implementar a função em seus apps novamente, com reconhecimento de voz mais avançado, para que o usuário consiga escrever tudo que deseja só utilizando a voz, sem erros; isso não só em questão de mensagens de texto, mas em ações do mobile, como ligar a lanterna, por exemplo. Mas acredito que seja uma das melhores soluções caso seja bem implementada, pois apesar de ainda utilizar texto em parte, garante o conforto do usuário pois equilibra o uso de texto -que já é usual-, com a facilidade de uso, que é colocado em 1º lugar na lista de prioridades do usuário.

--

--

Leandro Battaglia
Tendências Digitais

I draw, play games, and tweet stupid things. Mostly the last one. instagram: @projectl snap: battaglialean