Textura realista em animes

André Zamilian
Tendências Digitais
3 min readSep 30, 2018
Imagem retirada do filme Your Name

Com o passar do tempo as animações japonesas tem adotado cada vez mais a utilização de texturas realistas em suas composições, o que se mostra como algo bastante recompensador para os estúdios, pois esta técnica passa para o espectador uma sensação de cuidado e atenção da produtora em relação ao produto final.

Apesar das aparências, o que está técnica realmente faz no processo de produção de um anime é acelerar a produção. Mesmo parecendo complexo, na realidade este processo reduz o tempo gasto na produção dos cenários, se utilizando de elementos prontos, geralmente fotos, apenas fazendo ajustes para que se pareça uma ilustração, ou inserindo elementos utilizados em outras produções.

Your Name (cima) e Foto de Tokyo (baixo).

Esta técnica também torna mais fácil a utilização do 3D (que também é outro recurso amplamente utilizado para acelerar o processo de produção), fazendo com que os objetos ou cenários utilizando este recurso fiquem menos contratantes com as sequências ilustradas.

Prédio e explosão em 3D (Zankyō no Terror)

Com o tempo ganho utilizando este recurso, muitos passam a focar no detalhamento das texturas, traços, iluminação, e animações dos personagens. Porem isto é geralmente aplicado em produções menos comercias, que contam com um prazo maior para a entrega, e geralmente menos episódios.

Chão, mureta e postes feitos a mão (One Punch Man)

Em alguns casos este recurso é abandonado, como em cenas que demandam uma complexidade na movimentação de câmera, geralmente encontradas em cenas de muita ação; neste caso o abandono das texturas realistas está ligada ao valor da produção, tanto em preocupação dos realizadores, quanto em dinheiro e tempo investidos para a realização; em produções mais comercias, a utilização de texturas realistas continua, abrindo mão da utilização de movimentos complexos de câmera, ou adicionando o 3D para manter os movimentos. Outro caso em que não se é utilizado as texturas realistas é em cenas com ambientes menos complexos, como em um deserto, onde a textura realista ficaria parecendo uma foto.

3D e textura realista em cena de ação (Naruto Shippuden)

A utilização de objetos realistas não é limitada ao cenário, em alguns animes os personagens interagem com objetos que utilizam a técnica. Nestes casos, as texturas não servem para poupar tempo, sendo mais trabalhoso animar utilizando elas, porem a utilização dela em objetos, permite que o 3D seja implementado em diversa situações, principalmente em situações em que aconteçam movimentos bruscos, ou complexos. O anime da série de jogos Devil May Cry é um destes casos, onde a espada e as armas do protagonista possuem texturas realistas.

Espada com textura realista (Devil May Cry)

--

--