Telas de toque

Gabriela Parizotto
Tendências Digitais
3 min readJun 19, 2017

É evidente que a tecnologia touch screen faz parte das nossas vidas hoje em dia. O que surgiu há alguns anos atrás, hoje já está presente em todos os cantos, não só nos celulares e tablets, mas também nos computadores. Antigamente isto seria obra de ficção científica, uma interface com o computador através de movimentos e de toques direto na tela.

Mas o que vira habitual trás com isso a adaptação. O touch screen surgiu primeiramente em dispositivos móveis e popularizou nos celulares e com isso o design entrou em ação para aprimorar a experiencia do usuário principalmente na parte da execução de interfaces, um ponto primordial para a interação do usuário com o dispositivo. Isso originou uma nova linguagem e um novo padrão nas interfaces, agora voltados para cliques diretos na tela do tamanho de um dedo, ele depende da linguagem simples que os ícones oferecem, por exemplo.

Com o passar dos anos estas interfaces foram sendo melhoradas e aprimoradas de acordo com a necessidade do usuário e o avanço da tecnologia. Como o surgimento de tablets e até mesmo computadores que respondem ao toque na tela.

A linguagem touch

Com essa tecnologia surgiu também com ela a linguagem visual touch. É possível identificarmos se algo é touch ou não apenas pelo modelo de sua interface e sua linguagem.

Interfaces existentes como o desktop do computador ou sua tela de início sofreram adaptação. É o caso do Windowns 8, que resultou em uma mudança drástica em relação ao seu antecessor, Windows 7.

Windows 7
windows 8

Este fora desenvolvido com finalidade nos novos computadores com tela touch screen que foram lançados. Mas também é possível interagir com a interface utilizando o clique o mouse. Na época a drástica mudança pode ter causado estranhamento e rejeição do público em primeira vista, mas como já é uma linguagem imersa em nosso dia a dia foi rapidamente aderia pelos usuários.

O avanço da tecnologia não para e novas ferramentas estão sendo lançadas constantemente, é o exemplo do 3D touch uma nova tecnologia oferecida pelos novos Iphones da Apple. Com isso a adaptação das interfaces são constantes e sempre sofrerão alteração conforme o ambiente tecnológico pede, desde a interface dos próprios hardweares dos telefones até os aplicativos produzidos por terceiros que aderem a nova ferramenta disponível.

--

--

Gabriela Parizotto
Tendências Digitais

Estudante de Design em fase de TCC, game designer e amante de jogos. Estagiária em UX Design. Realizando um projeto de Gamificação na área de Medicina na PUCPR.