Escrita UX

Beatriz Mudrek
Tendências Digitais
4 min readJun 17, 2018

Quando navegamos em um novo site ou aplicativo, assim como fazemos em uma viagem real, embarcamos em uma jornada e definitivamente precisamos de guias.

Um bom texto de interação é muito importante para nos ajudar a utilizar a nova rede social e a escolha de palavras para esses textos deve não apenas combinar com a personalidade do aplicativo, mas também ser considerada útil para o usuário.

É aí que entra a Escrita UX.

Escrita UX ou Microtextos, como o próprio nome já diz, representa pequenos componentes do texto que servem como dicas para os usuários. Ela inclui botões, mensagens de erro, notas de segurança e tudo que possa guiar o usuário pelo aplicativo.

Este elemento é tão significativo que influencia tanto a interface quanto a experiência dos usuários. Um texto de interação mal escrito pode arruinar até mesmo um aplicativo muito bonito.

Como exemplo podemos utilizar o famoso Facebook.

De acordo com Margot Merrill, participante do grupo de líderes da equipe de estrategistas de conteúdo do Facebook, antes de tudo é preciso entender quais são as necessidades dos usuários.

É por isso que o Facebook usa uma linguagem simples, usando palavras que os usuários utilizam no dia a dia e além disso, frases curtas e fáceis de entender.

Ao incorporar a frase “What’s on your mind?’’ em português “O que está em sua mente?” o Facebook humanizou a interface. Assim, a própria rede social se comporta como um dos seus amigos, se mostrando interessado nas novidades do seu dia a dia e assim estimulando o usuário a compartilhar conteúdo no aplicativo.

Tudo no texto é sobre o usuário. Ao acrescentar um ponto de interrogação, faz com que o usuário pense. E a frase “em sua mente” deixa claro que o aplicativo está focado apenas em uma coisa, você.

Já o texto de ação escolhido pelo Facebook foi “curtir” pois é o verbo que mais combina com a personalidade da rede social.

Outro aplicativo que demonstra se importar bastante com seus usuários é o Airbnb.

O Airbnb é uma plataforma comunitária de aluguel de quartos, casas e apartamentos ao redor do mundo mundo.

Quando chegamos num aplicativo no qual nunca havíamos tido contato antes, nos perguntamos o que fazer. O Airbnb se concentra nas preocupações e dúvidas dos viajantes.

Após escolher o imóvel de sua preferência e realizar sua reserva, surge uma caixa com poucas palavras mas ao mesmo tempo muito explicativa.

A frase “Say hello to your host” em português “Diga olá ao seu anfitrião” mostra que o hóspede não precisa contar a história de suas vidas, mas simplesmente dizer olá.

O resultado é parecer amigável, trazendo conforto ao usuário. Esse é o exemplo de um ótimo texto interativo.

Na Google, depois que eles mudaram o texto de reservar um quarto para verificar a disponibilidade, a taxa de engajamento aumentou em 17%.

“Descobrimos que isso era muito comprometedor nesse estágio do processo de tomada de decisão. Então nós mudamos para Verificar disponibilidade, e o que encontramos foi o encontro com o usuário onde eles estavam em sua mente. Eles ainda estavam considerando quartos, e queriam entender quais datas estavam disponíveis e quais eram os preços naquela faixa de datas. ”

Conta Maggie Stanphill, Diretora de Estratégia de Conteúdo UX da empresa.

Ao esperar uma interação do usuário, a interface precisa se expressar de acordo.

Entender as necessidades do usuário é, acima de tudo, a etapa mais importante para transformar os textos em interações significativas.

Assim como acontece na maioria das tendências digitais, grandes plataformas como o Facebook dão um ótimo exemplo e outras aplicações os seguem. Nesse caso é dando continuidade em ótimos textos interativos.

--

--