Twitter como fonte de notícia

Fernanda Okumoto
Tendências Digitais
3 min readApr 3, 2017

O número de usuários que utilizam o Twitter como uma fonte de notícia vem subindo ininterruptamente. Quando se trata de notícias de última hora (breaking news), os usuários se mostram ainda mais ativos, realizando inúmeros comentários e compartilhamentos, criando movimentação e dispersão delas rapidamente.

A American Press Institute, juntamente com o próprio Twitter e a DB5 ( Dogs Bollocks 5), analisou uma pesquisa online realizada com aproximadamente 4.800 pessoas. Com ela, conseguiram levantar estatísticas que comprovam o potencial da mídia social como fonte de notícias. 94% dessas pessoas obtém conhecimento de notícias dando scroll em suas respectivas timelines ou navegando por entre os tweets daqueles que seguem. Uma fração delas também se informa através dos Trending Topics ou utiliza o sistema de busca, porém isso ocorre em uma proporção menor.

Chris Sacca, um dos mais antigos investidores do Twitter

Chris Sacca, um dos mais antigos investidores do Twitter, afirma que essa plataforma poderia criar uma seção dedicada às notícias imediatas. Por exemplo, existe um evento acontecendo em alguma parte do mundo e o Twitter consegue identificar que há interesse por parte do usuário nesse acontecimento. Portanto, a plataforma seria capaz de enviar notificações, e mostrar os tweets e mídias (fotos, vídeos, gifs, etc) que estão sendo compartilhados no momento. Apesar de já conseguir algo próximo disso, não existe muito foco por parte do Twitter — os tweets aparecem embaralhados com assuntos que não dizem respeito ao que está sendo procurado, além de ser difícil encontrar as pessoas certas, que sejam fontes confiáveis sobre o assunto em questão, para seguir— o que rapidamente desviaria a atenção ou acabaria com a paciência e experiência positiva de alguns usuários. Sacca comenta que, se o “live Twitter” fizer certo, terá o score dos jogos, as listagens de TV e será o primeiro lugar que todos visitarão para ver a situação do jogo, ou de qualquer outro acontecimento que esteja ocorrendo ao vivo.

O Twitter possui um alcance imensurável em tempo real. Um exemplo ocorreu em 2009, quando um avião teve que realizar um pouso de emergência no rio Hudson. O primeiro tweet registrado foi feito por Jim Hanrahan, quatro minutos após o pouso. A notícia sobre o caso se espalhou após Jānis Krūms compartilhar uma foto no Twitpic — serviço que permitia que o usuário compartilhasse fotos e vídeos de maneira mais rápida no Twitter, enquanto se dirigia para auxiliar no resgate.

Foto tirada por Jānis Krūms, momentos após o pouso de emergência

Várias pessoas viram o post e se dirigiram ao local para ajudar no resgate, além de ser compartilhada por inúmeros usuários. O serviço do Twitpic chegou a cair por instantes pela quantidade de pessoas que estavam acessando o link. A foto caiu nas mãos de blogs e sites de notícias, que alavancaram a divulgação do caso — causando um efeito “bola de neve” das mídias sociais, segundo o fundador do Twitpic, Noah Everett.

Abaixo dois exemplos de alternativas que são utilizadas por usuários para chegar às notícias.

Post da Cable News Network Breaking News:

Trending topics (#Olympics):

--

--