Um Mundo Feliz

Giovanni Campos
Tendências Digitais
4 min readMay 15, 2018
Filme: Ready Player One

Viver em um mundo caótico de hoje em dia vem se tornando, cada vez mais estressante, e nos entre meios desses dias, cada vez mias você tem a possibilidade de se focar em uma tela de celular e esquecer o que se passa a sua volta. Isso basicamente, em uma escala muito pequena, lógico, é uma realidade virtual.

A tecnologia vem crescendo a cada, dia e em meio a filmes e séries futuristas empresas como Sony, Samsung e Google, criam formas mais realistas de um usuários se transportar para um “mundo perfeito” para a fuga do dia a dia. Em 2015 a própria Microsoft mostrou na E3 um produto chamado Hololens, o que seria um objeto de entretenimento e esse projetaria conteúdos virtuais sobre o ambiente em que o usuário esta.

Projeto Hololens, Microsoft

Essa tentativa de se ter um mundo melhor que o que temos, se torna cada vez mais constante, pessoas hoje em dia gostam cada vez mais da idéia de se existir um mundo onde tudo seja, colorido e feliz, e que nele seja possível se fazer tudo, dando essa visão de um mundo perfeito.

Um grande exemplo no ano de 2018 foi o filme Ready Player One (jogador Numero Um), onde em um mundo de pouca qualidade de vida, a sociedade começou a se focar em um mundo virtual chamado Oasis e naquele mundo, tudo era possível, viajar para lugares exóticos, apostar seu dinheiro, ganhar dinheiro, as possibilidades eram infinitas.

Ready Player One

Outro exemplo é Sword art Online, um anime lançado em 2012, que mostrava a todos um jogo que o usuário tinha um novo mundo, arrumado e colorido, nesse jogo a imersão total, dava todo o necessário a quem utilizava, em SAO o usuário tinha um vida, uma casa, podia possuir uma companheira. E assim como em outros exemplos o jogado era colocado em um ambiente acolhedor e de diversas possibilidades, se com que o mundo ao redor afetasse o que se passa lá dentro.

Anime Sword Art Online, Season 2

Em igualdade com SAO, temos No game no life, um segundo anime que nos apresenta um casal de irmãos, que cansados de um mundo monótono e sem estímulo, eles são colocados em um jogo onde tudo é regido por grandes desafios e lá eles acabam encontrando um mundo que sempre quiseram, com o propósito de vida que sempre procuraram.

Anime, No Game No Life

Saindo um pouco de filmes e TV, temos a realidade virtual sendo estudada para a ajuda de tratamentos pós-traumáticos, dores crônicas e terapia de exposição. Um exemplo é o Doutor Albert Rizzo, que utiliza a realidade aumentada no tratamento de soldados que possuem estresse pós-traumático devido a guerras.

Entretanto o grande problema encontrado é que se algum momento a realidade virtual sobrepor a nossa realidade, alguns podem esperar coisas ruins, como Leonardo Battaglia que diz que “ Cada vez estamos mais focados na tela do celular, sem noção alguma do que acontece ao nosso redor. Agora com a realidade virtual , isso só vai piorar gradativamente, não só nos distanciando da realidade à nossa frente , mas em 360º

Enquanto nos abstermos a olhar o nosso mundo sendo destruído, para moldá-lo a nossa maneira, visamos um mundo programado visualmente para atender apenas as necessidades que não conseguimos concretizar em nossa vida. Indo além de uma realidade não só visual, ou física, mas sim existencial.

--

--