Uma nova era de governos digitais

Bianca Giacomini
Tendências Digitais
2 min readApr 15, 2016

As formas de se governar sofreram várias mudanças com o tempo. Deixamos de ter um modelo de controle local para governarmos de maneira centralizada, e agora começamos a desenvolver um modelo controlado por pessoas. Neste TED talk o político britânico David Cameron fala sobre o futuro do modo de se governar, o governo do povo. Atualmente os governos giram em torno do seu financeiro e isso é usado como principal meio de se medir sua eficiência: quanto ele ganhou x quanto gastou. David diz que isto está prestes a mudar.

O objetivo desse TED Talk é mostrar que esse modelo baseado em retorno financeiro esta se tornando falho e não supre mais as necessidades dessa nova sociedade. Ele ignora o que as pessoas de fato querem e falam simplesmente às reduzindo a números e estatísticas. Ele mostra como é real a necessidade da atualização do governo, da adaptação para essa nova fase da sociedade que se mostra mais carente de feedback e participação ativa e mostra também como é viável essa modernização do ato de governar.

O meio digital abre um espaço para a construção de uma cidadania muito mais abrangente, direta e democrática e o uso dessas novas tecnologias, como a internet, permite uma maior transparência governamental e uma comunicação mais clara e objetiva. Um exemplo é o site de prestação de contas do estado de Missouri (http://mapyourtaxes.mo.gov). Neste site vemos a internet sendo o meio de levar transparência aos cidadães. Documentos que antes pouquíssimas pessoas tinham acesso agora estão disponíveis para serem lidos, analisados, revisados, por qualquer pessoa. Outro exemplo de mudança de comportamento acontece no seriado House of Cards, onde um dos concorrentes ao cargo da presidência usa a internet para deixar sua vida totalmente pública, ligações, mensagens, streamings, etc. Essa aproximação com o público trás muitas possibilidades.

A transparência é apenas uma dos benefícios que a internet pode trazer à sociedade. Precisamos mostrar que estamos cientes que essa ferramenta pode ajudar a combater corrupção, diminuir o distanciamento do povo e seu governo, trazer possibilidade de fazermos escolhas e cobrar dos nossos governadores uma reformulação desse meio de governar que anda desagradando muito mais do que dando frutos.

--

--