Upload de mentes

Ana Carolina Penteado
Tendências Digitais
4 min readSep 27, 2016

A tendência de Upload de mentes ainda está sendo estudada. Ainda não existe alguém que já fez isso, mas já está tendo várias pesquisas sobre essa tendência. Essa tendência de upload de mentes é pegar todos os dados de uma pessoa que já morreu, a sua personalidade, sua memória, e sua essência no caso a alma da pessoa são transferidas para um computador. Sendo assim com essa tendência é que a pessoa viva eternamente e a pessoa também pode carregar sua consciência para um computador ou a mente de um bebê recém-nascido. Essa tendência está prevista para se realizar em 2045, quando os seres humanos alcançarem a imortalidade digital fazendo um upload de suas mentes para os computadores.

Uma pesquisa dessa tendência está sendo desenvolvida por um inventor americano futurista e agora engenheiro do Google, chamado Raymond Kurzweil. Segundo ele, a tecnologia irá ultrapassar a inteligência humana para criar uma espécie de superinteligência.

Outro caso de pesquisa está sendo desenvolvida é um por um Bilionário Russo chamado Dmitry Itskov. Ele quer ser a primeira pessoa imortal, fazendo um upload de seu cérebro para um robô. Ele quer fazer um upload de seu próprio cérebro para uma máquina e se tornar imortal até 2045. Ele acredita que essa tecnologia vai permitir-lhe viver para sempre em um corpo de um holograma.

Corpo holográfico criado pelo Dmitry Itskov.

Por enquanto essa tendência só existe em filmes de ficção científica. Um deles é Transcendente, filme de 2014, e Freejack- Corrida para o futuro filme de 1992 e Lucy de 2014.

O filme Transcendence, retrata desse tendência com o personagem Dr. Will Caster, que ele é um pesquisador de inteligência artificial, e ele é o principal alvo dos extremistas, e durante o filme ele sofre um atentado que quase o matou, mas um veneno radioativo na bala da arma o deixou com mês de vida. E sua esposa e seu amigo Max Waters, resolveram fazer um upload de sua mente e transferir para dentro de um computador. Logo essa inteligência artificial desenvolve habilidades incríveis como a manipulação de nano partículas e genéticas. E essa inteligência assusta os humanos e a guerra começa.

Outro filme que retrata essa mesma tendência, é o filme Freejack Corrida para o futuro, que conta a história no ano de 2009 onde só existem duas classes, só os muito ricos,ou os muito pobres. Só os muitos ricos conseguem ganhar a imortalidade e eles contratam os “bonejackers”(mercenários com equipamentos de viagem non tempo), que raptam pessoas do passado no exato momento em que morreram. E vendem legalmente seus corpos (chamados de Freejack), para um milionário mal caráter que consegue se manter vivo transferindo eletronicamente a consciência para esse novo corpo.

Cena do filme Freejack Corrida para o futuro

--

--