Realidade virtual para treinamento militar

Vítor Cit
Tendências Digitais
2 min readApr 23, 2018

A ideia do desenvolvimento de tecnologia de realidade virtual avançada e seu uso para treinamento, através da simulação de situações de risco, é antiga e constantemente presente na ficção.

Podemos observar a representação desta tendência no anime “Neon Genesis Evangelion” (1995), por exemplo. Em Neon Genesis Evangelion, monstros alienígenas chamados “anjos” atacam a terra, e o protagonista da série, um garoto de 14 anos chamado Shinji Ikari, é encarregado de derrotá-los. Shinji não tem experiência de combate, e quase é morto no seu primeiro encontro com um anjo. Para garantir maiores chances em encontros futuros, Shinji pratica com a ajuda de um aparelho de realidade virtual.

Shinji Ikari participa de um programa de treinamento que emprega realidade virtual em “Neon Genesis Evangelion”

Em “Toaru Majutsu no Index”, vemos a existência da necessidade de alternativas de baixo risco para treinamento militar. Na série, como parte do programa de treinamento para um dos personagens, são utilizados clones humanos que são prontamente mortos e descartados durante as sessões. Em contraste com o emprego de uma tecnologia realtivamente inofensiva, como a de realidade virtual, este é um método extremamente éticamente repreensível.

Accelerator e um dos clones em “Toaru Majutsu no Index”

O uso de programas de realidade aumentada já vem sendo implementado em diversas áreas do serviço militar de diversos países: desde treinamento para combate, até para hospitais de campo.

No passado, soldados recebiam informações sobre missões e modos de operação de forma teórica, em sala de aula. Hoje, graças à tecnologia que esta ganhando espaço na área, eles podem participar de simulações detalhadas e realistas. Soldados agora já chegam ao campo de batalha com alguma experiência prática.

É importante observar essa tendência. De acordo com o desenvolvedor Joseph Williams, em entrevista concedida à Samsung, o desenvolvimento combina artistas e programadores aos engenheiros e cientistas de computação que tradicionalmente trabalham nessa área¹. Isso mostra que essa pode ser uma nova area de atuação para profissionais do design.

¹ https://insights.samsung.com/2017/07/13/how-virtual-reality-is-changing-military-training/

--

--