Vídeo conferências

Yumi Kitaka
Tendências Digitais
2 min readOct 3, 2016

As séries e animações quando lançadas sempre nos parecem um pouco “utopistas”. Porém, nem tudo que é ridículo para nós hoje em dia, será o mesmo no futuro. Como exemplo principal, trago a série original de Star Trek, que na época em que foi lançado era exemplo de futurismo e de coisas Scy-fi que nunca existiria. Porém há muitos aparelhos utilizados na série (que para época eram apenas imaginários), que hoje em dia são usados no nosso dia-a-dia.

Destaco aqui apenas um deles: a vídeo conferência. Na série, quando capitão Kirk precisava fazer contato com uma base diferente, ele fazia uma ligação na qual não apenas podia-se receptar a voz da outra pessoa, como também sua imagem. Em 1988 este tipo de tecnologia era considerado, na visão da população em geral, muito distante. Mas, mal sabiam eles, que este futuro não estava tão longe assim.

Cena da série de 1988 Star Trek

Claro, leitores podem ler isso e pensarem “mas claro, era 1988 poxa vida”, por isso trago então mais um exemplo de série (desta vez animada): Tottally Spies.

Na tradução para o português do Brasil, esta série lançada em 2001 ficou conhecida como Três Espiãs Demais, onde um grupo de garotas tinham trabalho de ser espiãs e resolver crimes. Dentro deste processo, era disponibilizado à elas diversos tipos de aparelhos de última tecnologia (todos fictícios até então), e dentre eles havia o comunicador. O qual tinha o objetivo de se comunicar com a base para qual as personagens participavam, com o aditivo não apenas do áudio, como também do vídeo em tempo real.

Comunicador da série Três Espiãs Demais

Hoje em dia, não muito tempo depois da passagens das séries aqui citadas, não apenas temos o Skype para computadores (como no Star Trek) como temos também o Skype para dispositivos móveis, assim como também o FaceTime disponibilizados apenas para aparelhos da Apple.

--

--