VERY fast meme running at incredible high speed

Heloa Michelin
Tendências Digitais
3 min readJun 18, 2017

Memes são mais conhecidos como fenômenos nativos da internet que tem como característica a reprodução em massa de um conteúdo ou comportamento de teor humorístico.

VERY fast meme running at incredible hihg speed

O poder de engajamento dos memes é algo estrondoso graças ao alcance da internet, mas o objetivo não é definir meme nesse texto. A definição de meme já foi feita em detalhes no texto da Julia L. Luiz aqui no Tendências Digitais.

O assunto que vou tratar neste texto é a vida útil do meme: quando o meme perde a graça e deixa de ser hype?

No início da internet os memes eram compartilhados por email, uma forma de comunicação não tão rápida e dinâmica como as que são mais comuns no dia de hoje graças a conexões mais potentes. Por esse motivo, e pelo acesso à internet ser limitado a apenas um pequeno grupo de pessoas com maior poder aquisitivo, o meme continuava a ser compartilhado por muito tempo após a sua criação.

Após o surgimento das redes sociais, o compartilhamento de memes foi facilitado e mais pessoas passaram a ter acesso à internet, gerando mais conteúdo na rede, ou seja, mais memes. Um fenômeno tomou conta da internet brasileira: a criação de blogs que se especializavam em postar memes e que eram atualizados diariamente. O episódio foi tão significativo que ganhou o próprio nome: a Blogosfera. A Blogosfera tinha a característica de parceria entre blogs, na qual os blogs repostavam conteúdo de outros em listas semanais que ajudava um meme a se manter mais tempo nos trends.

Jeremias muito louco, um clássico do início da era dos blogs

Quando os Smartfones surgiram a comunicação passou a ser mais imediatista que nunca e a mobilidade dos aparelhos fez com que as pessoas ficassem conectadas todo o tempo sendo bombardeadas por informações (e memes) em tempo real, interagindo, modificando e fazendo suas próprias versões do meme do momento. Por conta desse imediatismo, a possibilidade de modificação dos memes e a quantidade de meme produzido, seu tempo de vida ficava cada vez mais curto. Os dois exemplos abaixo retratam a diferença de um meme de 2014 para um de 2016:

Eita Giovana: um meme que nasceu em 2014 e se manteve nos trends até 2015
Glória Pires comentando o Oscar: meme de 2016 que durou pouco tempo e desapareceu

Atualmente nas redes sociais mais dinâmicas como o Twitter é comum ver um meme que vive apenas por um dia e no dia seguinte dá lugar a um novo que segue o mesmo padrão. Por esse motivo, sites de database foram criados para armazenar, catalogar e analisar todos os memes que surgem na internet, como o Know your meme e o brasileiro Memepedia.

--

--